Taxa de transmissão da covid-19 chega ao menor índice do ano no Paraná

 Taxa de transmissão da covid-19 chega ao menor índice do ano no Paraná

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A taxa de reprodução (Rt) do coronavírus chegou ao menor índice do ano, no Paraná. De acordo com a plataforma Loft.Science, que mede, em todo o País, o número médio de contágios causados por uma pessoa infectada, nesta segunda-feira (12), o Rt médio do estado está em 0,70, o mais baixo entre todas as unidades da federação.

Isso significa que cada 100 pessoas com covid-19 podem contaminar outras 70. Desde o último pico, em 24 de junho, quando o Rt do Paraná estava em 1,48 (cada 100 pessoas contaminavam outras 148), a transmissão no Estado só reduziu, e desde 1 de julho está abaixo de 1. No Brasil, o Rt médio nesta segunda-feira era de 0,83, com todos os estados com índice igual ou abaixo de 1.

A taxa indica a média de pessoas que vão ser infectadas pelo Sars-CoV-2 a partir de uma pessoa doente. Quando o Rt for igual a 1, a doença está estável. Quando é maior, há um crescimento no número de casos. Quando a taxa está abaixo de 1, há redução nos contágios. Segundo a plataforma, que atualiza os dados diariamente, a taxa no Paraná varia de 0,64 a 0,74.

O secretário estadual da saúde, Beto Preto, informou que a queda é boa e é reflexo das regras de combate a covid-19.

Outra plataforma que mede a taxa Rt, com dados compilados pelo Laboratório de Estatística e GeoInformação da Universidade Federal do Paraná (LEG/UFPR), mostra que, ao longo da última semana, o Paraná chegou aos menores índices desde o início da pandemia, em março de 2020.

O menor valor registrado na plataforma foi na quarta-feira (7), quando o Rt chegou a 0,50, sendo que a taxa ficou na casa dos 0,5 nos últimos dias. Nesta segunda-feira, o índice Rt estava em 0,62.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos