8 municípios devem explicar ao TCE-PR os motivos do suposto baixo índice de aplicação das vacinas contra a covid-19

 8 municípios devem explicar ao TCE-PR os motivos do suposto baixo índice de aplicação das vacinas contra a covid-19

Foto: divulgação/TCE

Foto: divulgação/TCE

Oito municípios têm até esta sexta-feira (16) para explicar ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) os motivos de um suposto baixo índice de aplicação das vacinas contra a covid-19, que foram repassadas pela Secretaria Estado da Saúde.

As prefeituras notificadas apresentam a taxa de imunizantes aplicados menor que 70%, conforme dados do painel de vacinação do Ministério da Saúde, que é alimentado pelas próprias administrações municipais. O levantamento, que foi concluído na última sexta-feira (09), mostra que a pior situação naquele dia era a de Palmeira (58,70%), seguida de Candói (64,25%), Colorado (66,47%), Ivatuba (67,03%), Doutor Ulysses (67,67%), São Pedro do Iguaçu (67,94%), Tunas do Paraná (68,02%) e Lapa (68,05%). Os ofícios foram enviados aos prefeitos ainda na sexta (09), com prazo de cinco dias para o envio dos esclarecimentos.

O analista do controle externo do TCE-PR, Luiz Henrique Xavier, comenta sobre a queda da imunização nestes municípios.

A cobrança aos municípios com baixo índice de vacinação é uma das iniciativas da comissão do TCE-PR que fiscaliza as ações tomadas pelos municípios para o enfrentamento à pandemia. Uma das iniciativas do Tribunal foi o envio de Orientação Técnica aos 399 prefeitos, cobrando medidas para melhorar a transparência dos dados à população. Essa cobrança decorreu de avaliação dos portais da transparência dos municípios em relação às informações sobre o enfrentamento à Covid-19.

A avaliação foi feita com base no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), desenvolvido pelo Tribunal.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos