Comércio paranaense cresceu 8% no primeiro semestre

 Comércio paranaense cresceu 8% no primeiro semestre

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

O volume do comércio varejista ampliado paranaense cresceu 8% no primeiro semestre de 2021 e 5% no acumulado dos últimos doze meses. É o que aponta a Pesquisa Mensal do Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira.

Com esse resultado, que engloba todos os segmentos, inclusive automóveis e materiais de construção, o setor, um dos mais afetados pela pandemia, aponta sinais mais consolidados de recuperação. Entre maio e junho houve uma pequena queda de 3,3%, depois de duas altas consecutivas nos meses anteriores. Na variação mensal, comparando junho de 2020 e de 2021, a evolução foi de 3,5%.

O principal condutor no semestre foi o setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com alta de 23%. No recorte sem materiais de construção e veículos, que têm muito peso no setor, o crescimento foi de 1,5% no semestre e 1,6% nos últimos doze meses. Na Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta pelo IBGE, o volume da atividade cresceu 5,2% no primeiro semestre e 17,3% no comparativo de junho com o mesmo mês de 2020. O turismo, uma das principais atividades do setor, também mostrou recuperação no semestre, com crescimento de 1%.

A relação é com o primeiro semestre de 2020, momento da chegada do coronavírus ao Paraná. Com a vacinação, houve aumento de 67% em comparação com junho do ano passado.

Reportagem: Taís Santana

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos