Paraná confirma primeiro caso da variante Lambda e mais dois novos da Delta

 Paraná confirma primeiro caso da variante Lambda e mais dois novos da Delta

(Foto: divulgação/Unsplash)

O Paraná confirmou o primeiro caso da variante Lambda (C.37), que tem origem do Peru. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13), depois do resultado do sequenciamento genômico feito pela Fiocruz, a partir de uma amostragem aleatória, encaminhada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

O caso é de uma mulher de Londrina, no norte do Estado, sem comorbidades e que não havia sido vacinada. Ela coletou exames no dia 9 de julho, depois dos primeiros sintomas no dia 5. Não foi internada e teve sintomas leves.

Dois outros casos da variante Delta também foram confirmados nesta sexta (13) entre as 91 amostras que foram processadas nos últimos dias. O primeiro é de uma mulher, moradora de Londrina, que apresentou sintomas no dia 4 de julho. O segundo caso foi em Cascavel, no Oeste, em um homem que apresentou sintomas no dia 9 de julho e coleta do RT-PCR no dia 13 do mês passado.

A variante Lambda foi identificada no Peru no final de 2020. O secretário estadual da saúde, Beto Preto, comentou sobre a chegada dela no Paraná.

O Paraná contabiliza 56 casos da variante Delta e 18 óbitos desde o começo da investigação da circulação no Estado. A transmissão dessa cepa já é comunitária.

Os casos confirmados são em Apucarana, Curitiba, Piên, Fernandes Pinheiro, Araucária, Piraquara, São José dos Pinhais, Mandaguari, Irati, Imbituva, Colombo, Pinhais, Fazenda Rio Grande, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Rolândia, Londrina e Cascavel.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos