Curitiba antecipa segunda dose de pessoas com 58 e 59 anos

 Curitiba antecipa segunda dose de pessoas com 58 e 59 anos

Foto: José Fernando Ogura/AEN

Curitiba vai antecipar para esta quinta-feira (19) a aplicação da segunda dose das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer para as pessoas com 59 e 58 anos. A antecipação será feita para pessoas de 59 anos que receberam a primeira dose em 2 de junho e as de 58 anos vacinadas em 5 de junho. O adiantamento foi decidido pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde.

A decisão foi tomada após levantamento feito pelo Centro de Epidemiologia que demonstrou que esse grupo é hoje o mais vulnerável para o agravamento da Covid-19, com maior número de internamentos e mortes, como confirmou a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak.

O cenário pode estar relacionado à circulação de variantes, como a Delta, e também ao fato de que as pessoas mais idosas já estão com o ciclo de imunização completo. Segundo o Centro, como as pessoas mais idosas já estão imunizadas com as duas doses, o vírus procura novos espaços de vulnerabilidade. Neste caso, a população de 59 a 50 anos. O intervalo convencional entre as doses, tanto da AstraZeneca, quanto da Pfizer, é de aproximadamente 90 dias. A redução do período para o grupo de 59 e 58 anos será de até 11 dias.

A secretária Márcia Huçulak e o comitê entendem que é melhor vacinar esse grupo antes do feriado de 7 de setembro, para que os riscos sejam amenizados.

De acordo com a Prefeitura, as pessoas já estão sendo convocadas por mensagem pelo aplicativo Saúde Já, que deverá ser apresentada na hora da vacinação. Para quem está nessa faixa etária, mas tomou a vacina fora do cronograma, ou seja, em períodos de repescagem, não haverá antecipação da segunda dose nesta quinta. Aqueles que não receberam a mensagem de convocação pelo aplicativo não terão a segunda dose antecipada para esta quinta e devem seguir a data já agendada. Aqueles que forem convocados e não conseguirem comparecer podem tomar a vacina em outra data em que aconteça a repescagem. A estimativa é que quase 18 mil pessoas terão a segunda dose antecipada para esta quinta.

O atendimento será feito em 14 pontos, das 8 às 17h. Ainda de acordo com a Prefeitura, a ampliação será possível com as doses para segunda aplicação que estão disponíveis no estoque do município. Caso a Capital receba novos lotes de imunizantes, seguirá com a redução de intervalo entre as doses.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos