Paraná confirma 1ª morte por sublinhagem da variante delta do coronavírus

 Paraná confirma 1ª morte por sublinhagem da variante delta do coronavírus

(Foto: divulgação/UnsPlash)

O Paraná confirmou, nesta quarta-feira (25), mais duas mortes em decorrência da variante delta do coronavírus. Um dos óbitos é de uma vítima de uma sublinhagem da cepa.

Conforme a Secretaria de Saúde, sublinhagens de variantes são fenômenos que fazem parte da evolução viral natural e estão associados à taxa de replicação da doença. Quanto mais o vírus multiplica, mais rápido ocorrem os processos de evolução.

Agora, o Paraná acumula 20 mortes pela variante delta e um óbito de uma sublinhagem da cepa (essa sublinhagem é chamada de AY.4). A primeira morte por uma das sublinhagens da variante é de um morador de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. O paciente de 58 anos foi internado e faleceu no dia 5. Além do óbito, o boletim desta quarta-feira (25) confirma 17 casos de duas sublinhagens diferentes da variante delta. Três ocorrências são de Curitiba. Outros seis casos registrados das sublinhagens da variante são de Paranaguá, no Litoral do Estado. São tripulantes de um navio que atracou no porto e permaneceu em quarentena. Os tripulantes residem no Exterior.

A vigésima morte em decorrência da variante delta, no Paraná, é a de uma mulher de 53 anos, que morava em Ouro Verde do Oeste. Ela apresentou os sintomas no dia 14 de julho, precisou ser internada e não resistiu.

A vítima possuía comorbidades e havia tomado uma dose da vacina contra a Covid-19. Mais de setecentas amostras do Paraná já foram sequenciadas pela Fiocruz. Quinhentos e 29 casos aguardam resultado. Além de 17 ocorrências de sublinhagens, o Estado soma 59 casos confirmados da variante delta.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos