Curitiba começa aplicar 3° dose da vacina contra a covid em idosos

 Curitiba começa aplicar 3° dose da vacina contra a covid em idosos

Foto: Hully Paiva/SMCS

Curitiba antecipa a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 para idosos de maior vulnerabilidade. Começam a receber o reforço ainda nesta segunda-feira (30) os idosos de 60 anos ou mais das instituições de longa permanência.

A partir da terça-feira (31) a vacinação será levada às casas de idosos acamados acima de 70 anos. A cidade antecipa o calendário do ministério da Saúde, que previa a terceira dose a partir de 15 de setembro, como forma de reforçar a proteção das pessoas mais vulneráveis às complicações da doença diante do aumento de circulação das variantes P1 e Delta do coronavírus, que têm se espalhado intensamente em todo o país.

A decisão da antecipação da dose de reforço foi tomada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica em reunião extraordinária na última sexta-feira (27), após análises de dados epidemiológicos atualizados. Um levantamento do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba demonstrou aumento no número de casos, internamentos e óbitos de pessoas idosas a partir da primeira semana de agosto. Ao comparar o pico de óbitos entre adultos no mês de março (de 21 a 27/3) e junho (de 30/5 a 5/6) o resultado foi um crescimento de 21%.

No entanto, houve uma redução de mortes de 48% entre os idosos no mesmo período, o que comprova que a vacina foi eficiente para segurar o avanço da doença neste grupo. Porém, na primeira semana epidemiológica de agosto (de 1 a 7) os dados alertam para a reversão na curva de casos, internamentos e óbitos na população idosa, que estava em queda e voltou a subir. Entre as semanas de 25 a 31 julho e de 8 a 14 de agosto houve um aumento de 10% tanto na taxa de internamento quanto na taxa de óbito de pessoas acima de 60 anos.

Nas instituições de longa permanência, a estimativa da Secretaria Municipal da Saúde é de vacinar cerca de 3 mil idosos. Funcionários das instituições não receberão a 3° dose. A ampliação da faixa etária dos idosos das instituições para 60 anos ou mais se baseou em critérios de maior risco, pelo convívio coletivo e por entender que asilados, mesmo abaixo de 70 anos, possuem outros comprometimentos de saúde.

Em Curitiba, 90% das pessoas com mais de 90 anos já completaram a imunização há mais de cinco meses. Entre os idosos de 85 a 89 anos, o percentual é 77%. Na faixa de 70 a 79 anos é de 94%. A aplicação da 3° dose seguirá a recomendação do Ministério da Saúde. A dose adicional deverá ser, preferencialmente, da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca.

A ampliação da estratégia de reforço para demais grupos de idosos depende da chegada de remessas de imunizantes. Ainda de acordo com a secretaria de saúde de Curitiba, a antecipação não irá interferir no avanço da imunização dos demais e Curitiba seguirá com o cronograma de aplicação da primeira dose da vacina anticovid até atingir toda a população acima de 18 anos completos, conforme prevê o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos