Paraguai registra 1º morte pela variante delta do coronavírus em região de fronteira com Foz do Iguaçu

 Paraguai registra 1º morte pela variante delta do coronavírus em região de fronteira com Foz do Iguaçu

Foto: divulgação/Unsplash

O Paraguai registrou a 1ª morte pela variante delta do coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde do país. A vítima era um homem de 40 anos, que não tinha sido vacinado e morava em Hernandarias. O município fica há 30 minutos de Cidade do Leste, capital do estado Alto Paraná, que faz fronteira com Foz de Iguaçu, no oeste do Paraná. O óbito foi registrado no dia 27 de agosto.

Conforme o Ministério da Saúde do Paraguai, o país conta com 83 casos confirmados da variante delta. Desse total, 49 foram registrados em agosto, o que indica o avanço da variante, que é conhecida por ser mais transmissível. O estado de Alto Paraná, no Paraguaí, conta com a transmissão comunitária da variante delta, o que coloca em alerta as autoridades da região de fronteira.

Com essa confirmação, a secretária municipal de saúde de Foz do Iguaçu, Rosa Maria Jeronymo, disse que o município não possui casos da variante e tem se preparado estrategicamente com o avanço da vacinação contra a covid-19.

Ela conta que a ideia é antecipar a segunda dose da população.

Foz do Iguaçu já encaminhou 70 amostras de casos suspeitos ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lecen) e aguarda resultado. O material vai ser analisado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A transmissão comunitária da variante delta do coronavírus no Paraná foi confirmada em 28 de julho. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), até então são 95 casos confirmados e 24 óbitos pela variante delta.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos