Filtro de ambientes capaz de eliminar o coronavírus do ar é desenvolvido por pesquisadores da UTFPR

 Filtro de ambientes capaz de eliminar o coronavírus do ar é desenvolvido por pesquisadores da UTFPR

Foto: Divulgação/UTFPR

Um filtro de ambientes eficiente contra o coronavírus é desenvolvido em um dos laboratórios de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – a UTFPR. A máquina funciona como uma espécie de aspirador de pó – que suga o ar do ambiente, para realizar a purificação, que acontece no interior do equipamento. O professor do curso de Engenharia Eletrônica e coordenador do estudo, Fernando Castaldo, diz que a máquina devolve o ar para o ambiente, livre de qualquer microrganismo.

Para eliminar os vírus e bactérias do ar, o equipamento realiza uma série de descargas elétricas, combinadas com a injeção de água atomizada. O interior da máquina simula processos que acontecem em tempestades ambientais e tem a capacidade de eliminar desde a poeira, até patógenos causadores de doenças, como o vírus da Covid-19. O equipamento foi submetido a testes em ambientes controlados e a eficácia contra microrganismos foi superior a 99%.

O uso da máquina é recomendado para locais com pouca ventilação e grande circulação de pessoas – como supermercados, farmácias, recepções hospitalares, dentre outros. Segundo os pesquisadores, a higienização de um ambiente de 30 metros quadrados é realizada em cerca de cinco minutos. Para produzir o equipamento em escala comercial, a UTFPR estuda a possibilidade da efetivação de uma parceria com o setor privado. Os interessados podem entrar em contato direto com a direção do campus da universidade, para mais informações sobre o produto.

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos