Após reunião com comitiva da Secretaria da Saúde do Paraná, Ministério confirma 99 mil doses para adolescentes com comorbidades

 Após reunião com comitiva da Secretaria da Saúde do Paraná, Ministério confirma 99 mil doses para adolescentes com comorbidades

Foto: SESA

Foto: SESA

Após reunião com a comitiva da Secretaria da Saúde do Paraná, o Ministério da Saúde confirmou o envio de 99.450 doses da Pfizer ao Estado para a vacinação de adolescentes com comorbidades e deficiência permanente. Os imunizantes vão chegar em dois voos no final da tarde desta sexta-feira (24). Este é o primeiro lote carimbado após o anúncio do governo federal de início da cobertura definitiva sobre os jovens com e sem comorbidades.

A confirmação foi feita pelo secretário-executivo do Ministério, Rodrigo Cruz, nesta quinta-feira (23). A pasta federal incluiu os adolescentes sem comorbidades no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e projeta uma pauta específica de doses nos próximos dias. Na semana passada, o Ministério tinha emitido uma Nota Técnica recomendando a vacinação apenas para adolescentes que tivessem deficiência permanente, comorbidades ou estivessem privados de liberdade.

A medida contrariava a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recomenda a vacinação para toda a faixa etária, independente de doenças associadas.

Na noite desta quarta-feira (22), o secretário-executivo disse que as linhas de investigação da pasta não encontraram relação entre a vacina e a morte de um jovem, em São Paulo.

O secretário-executivo falou que o Brasil deve receber cerca de 100 milhões de doses da Pfizer até o final do ano, o que garantirá a cobertura integral dos adolescentes no Estado, ao menos com a primeira dose, até dezembro.

Na prática, o Paraná já havia anunciado o início da vacinação dos adolescentes com comorbidades, considerando o remanejo da reserva técnica do imunizante pelos municípios, e a liberação da aplicação nos adolescentes em geral de forma escalonada. Agora há um lote específico para esse público.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos