Pós pandemia: como estimular o cérebro de crianças e adultos na retomada das atividades presenciais?

 Pós pandemia: como estimular o cérebro de crianças e adultos na retomada das atividades presenciais?

Foto: divulgação/Unsplash

Diante de um maior controle da pandemia, as atividades aos poucos estão sendo retomadas e com as aulas não tem sido diferente. O cenário de confinamento provocado pela Covid-19, que gerou a necessidade das aulas online, permitiu aos pais observarem dificuldades de aprendizagem nas crianças.

Com o retorno das aulas, é preciso ter uma maior atenção às crianças que apresentam algum tipo de dificuldade, principalmente nessa transição entre aulas online e presenciais. Mas, é comprovado que as crianças têm uma capacidade imensa de aprender novos conhecimentos graças à neuroplasticidade.

É o que explica a psicóloga Lianna Calderari Oliveira.

No entanto, à medida que as crianças vão se tornando adultas, essa capacidade tende a diminuir, principalmente por conta da falta de estímulo. De acordo com a neurociência, o cérebro começa a ter perdas de memória, menos capacidade de concentração e lentidão de raciocínio já a partir dos 30 anos. Mais uma razão para treinar a plasticidade do cérebro o quanto antes. Estudos apontam o motivo das crianças assimilarem mais rápido as novidades que os adultos.

Sejam crianças ou adultos dormir e se alimentar bem são importantes para a neuroplasticidade. Para treinar o cérebro, atividades como a leitura, jogos de raciocínio lógico e de concentração, escrever, escovar os dentes com a mão não dominante, situações que tirem as pessoas de sua zona de conforto como buscar outros caminhos literalmente para ir ao trabalho ou aos estudos, ajudam a exercitar o cérebro. Afinal, tão importante como fazer uma atividade física, o exercício mental é essencial para treinar a plasticidade cerebral.

Reportagem: Taís Santana

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos