172 dos 176 flamingos morrem após ataque de onças no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu

 172 dos 176 flamingos morrem após ataque de onças no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu

Foto: divulgação/Parque das Aves

Foto: divulgação/Parque das Aves

172 dos 176 flamingos do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, morreram depois de serem atacados por duas onças pintadas. Por volta da meia-noite desta terça-feira (09), os dois predadores pularam a cerca do Parque e invadiram o recinto dos flamingos chilenos e africanos.

A diretora de engajamento e sustentabilidade do Parque das Aves, Luciana Leite, explica que a onça mãe estava ensinando a onça filho a caçar e, com o ataque, apenas quatro aves sobreviveram.

A especialista ressalta que alguns flamingos morreram de parada cardíaco, causada pelo estresse da situação.

A coordenadora Executiva do Projeto Onças do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, Yara Barros, comenta que as instituições vão fazer um monitorando a longo prazo.

Os flamingos chegaram ao parque em 1995, quando as aves foram resgatadas no Chile. Em 2001, nasceram os primeiros filhotes. Segundo a administração do parque, foram anos de trabalho de conservação prejudicados pelo ataque das onças. O parque é monitorado por câmeras de segurança, que flagraram o momento do ataque das onças.

A administração não vai divulgar as imagens. Por luto, o Parque das Aves informou que permanecer fechado para visitação até sexta-feira (12). Segundo a administração do parque, o ocorrido é uma cicatriz na história do local, mas todos estão confiantes que em breve vão se reerguer e recomeçar a colônia de flamingos.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem