Mesmo com queda de indicadores, máscara ainda é indispensável, alerta especialista

 Mesmo com queda de indicadores, máscara ainda é indispensável, alerta especialista

Foto: divulgação/Unsplash

No momento de desaceleração dos índices da pandemia do coronavírus, o uso correto e constante da máscara ainda é um importante instrumento de controle da covid-19.

O equipamento é considerado por pesquisadores uma forma barata e eficiente de evitar novas infecções. Para o pesquisador Odilon Guariza Filho, que conduziu uma revisão de artigos científicos sobre o tema, ainda é cedo para revogar o uso obrigatório, como fizeram outros estados do Brasil, entre eles o Rio de Janeiro.

Em entrevista à BandNews FM, o especialista argumenta que a estratégia de prevenção é fundamental:

Doutor em odontologia, Odilon Guariza Filho destaca que o uso da máscara previne não só a covid-19, mas uma série de doenças causadas por vírus, bactérias e poluição. Ele reforça que o uso do equipamento não traz prejuízos, e defende que a obrigatoriedade seja mantida até o efetivo controle da pandemia:

No Paraná, o tema é debatido na Assembleia Legislativa e no Governo do Estado. A Secretaria de Saúde defende que será possível desobrigar o usos da máscara quando 80% da população estiver completamente vacinada contra a covid-19. Com 7 milhões de pessoas imunizadas, o Paraná alcançou nesta semana uma cobertura vacinal de 60%.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos