CuritibaGeral

Metade das vítimas da Covid-19 de novembro em Curitiba não tinham se vacinado contra a doença

 Metade das vítimas da Covid-19 de novembro em Curitiba não tinham se vacinado contra a doença

Foto: Luiz Costa/SMCS

Metade das pessoas que morreram vítimas da Covid-19 em novembro em Curitiba, não estavam vacinadas contra a doença. A capital paranaense registrou 48 óbitos no período, sendo que em 24, as pessoas não tinham se imunizado. O dado consta em levantamento da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.

Para o epidemiologista da pasta, Diego Spinoza, a estatística de novembro é a comprovação mais visível da eficácia das vacinas.

O estudo da Saúde de Curitiba aponta, ainda, que a taxa de óbitos para os não vacinados na cidade é quase dez vezes maior. São 17,2 mortes para cada 100 mil pessoas que não tomaram a vacina, enquanto em relação aos imunizados, a taxa é de 1,8 óbito para cada 100 mil pessoas.

Das 24 pessoas que morreram tendo tomado as duas doses da vacina, 16 haviam recebido a segunda dose do imunizante há mais de cinco meses. O número corresponde a dois terços das mortes entre os vacinados.

Segundo a Saúde, o dado reforça a necessidade da aplicação da dose de reforço, especialmente entre a população idosa. O estudo comprova que há uma queda na imunização destes pacientes com o passar do tempo.

A capital paranaense tem 85% da população acima de 12 anos completamente imunizada contra a Covid-19. Para a Saúde de Curitiba, o alto número de pessoas vacinadas é o principal fator de redução na circulação do vírus em Curitiba.

Reportagem: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Deltan Dallagnol retira pré-candidatura à prefeitura de Curitiba

Deltan Dallagnol retira pré-candidatura à prefeitura de Curitiba

Ex-deputado reforçou compromisso com a cidade e disse ser o momento para apoiar outras lideranças