CuritibaGeral

Novo edital licitatório da Linha Verde será lançado neste mês

Novo edital da Linha Verde prevê a conclusão das obras

 Novo edital licitatório da Linha Verde será lançado neste mês

Foto: Daniel Castellano/SMCS

Deve ser lançado nas próximas semanas o edital que vai dar início ao novo processo licitatório para conclusão das obras da Linha Verde. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (16), pelo secretário de obras, Rodrigo Rodrigues, durante a audiência com vereadores na Câmara Municipal de Curitiba. Ele voltou a reforçar que se todos os prazos forem cumpridos, a obra como um todo vai ser entregue no 1º trimestre de 2024. Entre os primeiros questionamentos dos vereadores estava a última rescisão contratual com as construtoras responsáveis pelas obras, feita pela prefeitura em dezembro passado. Segundo o secretário, o distrato foi necessário uma vez que as empresas não cumpriram com os acordos e inviabilizavam a conclusão dos trabalhos.

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura desfez o contrato com o Consórcio Estação Solar, formado pelas empreiteiras Vale das Pedras e Construtora Triunfo, devido a atrasos no cronograma do lote 4.1, na região Norte da cidade. O prazo para a conclusão do trecho de quase 3 quilômetros era novembro de 2021, mas na data apenas 20% da obra estava concluída.

A rescisão obriga o Executivo a fazer nova licitação para o término do trecho, por ora sem data de conclusão, porém, a previsão é que o lançamento do edital aconteça neste mês. O diretor de obras, Marcio Teixeira, explica que a estrutura de drenagem na região da trincheira é uma das partes da obra mais importantes.

Esta foi a 2ª vez que a Prefeitura de Curitiba rescindiu o contrato do lote 4.1 da Linha Verde, que compreende o trecho entre a Estação Solar e a Atuba, já na divisa entre Curitiba e Colombo. A licitação desse lote foi vencida pela Terpasul, que assumiu o canteiro de obras em novembro de 2018 e desistiu dele em agosto de 2019, após ter concluído apenas pouco mais de 4% dos serviços contratados.

Feito o distrato com a Terpasul, o Executivo convocou o Consórcio Estação Solar, que havia ficado em segundo lugar na licitação. As empreiteiras retomaram as obras em dezembro de 2019, quatro meses depois da saída da Terpasul, e tinham 720 dias para concluir a obra, que não foi cumprido.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Viagens entre Curitiba e o Rio Grande do Sul são suspensas

Viagens entre Curitiba e o Rio Grande do Sul são suspensas

Rodoviária orienta que passageiros entrem em contato com as empresas

Ações de Maio Amarelo começam na segunda-feira (06)

Ações de Maio Amarelo começam na segunda-feira (06)

Iniciativa busca educar população sobre canaletas exclusivas para ônibus