CuritibaGeral

Mulheres que sofrem violência podem ser priorizadas pela prefeitura

Intenção é facilitar a saída da mulher de situações de insegurança

 Mulheres que sofrem violência podem ser priorizadas pela prefeitura

Foto: iStock/Flickr

As mulheres vítimas de violência podem ser priorizadas nos atendimentos da Prefeitura. A proposta é da vereadora Carol Dartora (PT), foi aprovada com 32 votos na Câmara Municipal e deve ser encaminhada para a sanção ou o veto do prefeito.

Segundo a vereadora, a ideia é dar agilidade à solução de demandas que ajudem as mulheres a saírem da situação de insegurança.

Além dos pedidos de transferência entre creches ou escolas públicas, a proposta também dá prioridade na distribuição dos procedimentos, na publicação de despacho na imprensa oficial e nas intimações.

Para receber o benefício, é preciso apresentar cópia do boletim de ocorrência, documento expedido pela Delegacia da Mulher; exame de corpo delito, da queixa-crime ou do pedido de medida provisória. A documentação tem validade de dois anos e a solicitação de prioridade pode ser prorrogada se o processo continue correndo na justiça ou a mulher continue sob medida protetiva. Se sancionada pelo prefeito, a lei entra em vigor 90 dias após a publicação.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo DataSenado em 2021, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, 68% das entrevistadas conhecem uma ou mais mulheres em situação de violência. 27% já sofreram algum tipo de agressão por um homem. Uma em cada cinco delas convivem com o agressor.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Para doar, não precisa de agendamento, basta chegar no hospital das 9h às 16h30

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Previsão para sexta-feira (20) é de tempestades para praticamente todo o estado

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Crime foi registrado na cidade em julho deste ano; vítima foi encontrada carbonizada