CuritibaGeral

Encontro discute o futuro do jornalismo cultural

Discussões sobre cultura no Brasil fizeram parte da programação do Festival de Curitiba

 Encontro discute o futuro do jornalismo cultural

Foto: Festival de Curitiba

O encontro “E agora, jornalismo cultural, para onde?” foi parte do projeto Interlocuções, no 30.ª edição do Festival de Curitiba. Pela primeira vez no evento foi realizado uma bate-papo entre profissionais da área da comunicação e cultura, para debate a nova era das mídias no jornalismo atual. 

Com mediação de Sandro Moser, os jornalistas Miguel Arcanjo, Pedro Neves e Carol Braga falaram sobre as tendências e dificuldades relativas à cobertura de arte e cultura no Brasil. O momento de crise no setor e as diferentes linguagens e formatos foram abordados. 

Carol Braga, fundadora do portal Culturadoria, falou sobre o empreendedorismo na área do jornalismo e como as parcerias são importantes em casos em que os portais não têm visibilidade significativa.

Miguel Arcanjo, responsável pelo Blog do Arcanjo, comentou sobre a importância da divulgação de projetos e redes sociais nesse momento. O jornalista falou também sobre as diferentes formas de monetização do jornalismo digital, que passa por uma revolução tecnológica e cita o exemplo das transições para podcasts, reels e plataformas como o Youtube. Uma das maneiras de viabilizar esse novo jornalismo, segundo Arcanjo, é através do Google Adsense e estratégias de entregas como o SEO.

“Cultura não monetiza”. Em uma das falas do bate-papo, Maximilian Santos, assessor do Festival, citou uma frase corriqueira para quem trabalha na área e enfatiza que devem ser feitas mudanças no próprio pensamento das pessoas para que se invista em cultura no país. Ele cita um exemplo de melhorias para o setor e novidades deste ano no festival: o lançamento da plataforma CACO, com o objetivo de conectar o profissional do setor cultural e fomentar a divulgação de seus trabalhos.

Segundo Leandro Knopfholz, diretor do Festival, a iniciativa tem potencial para, além de aproximar os profissionais, gerar oportunidades de trabalhos, negócios e compartilhamento de conhecimentos. A CACO está disponível no site http://www.caco.com.br e nos aplicativos Google Play e Apple Store.

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Noemia Sibele.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Crianças internadas no RS recebem alimento especial do Paraná

Crianças internadas no RS recebem alimento especial do Paraná

O avião do Governo do Paraná, decolou na manhã deste domingo (5), de Curitiba

Ingressos para o show de Almir Sater estão à venda

Ingressos para o show de Almir Sater estão à venda

Os valores do 1º lote são promocionais, por tempo limitado.

Mãe e filho morrem em acidente no Contorno Leste

Mãe e filho morrem em acidente no Contorno Leste

O veículo bateu contra a mureta de concreto, no acesso para a Avenida das Torres