CuritibaServiços

5G em Curitiba: tire todas as dúvidas sobre o acesso à nova rede

Tecnologia promete internet móvel até 20 vezes mais rápida, mas cobertura é pequena

 5G em Curitiba: tire todas as dúvidas sobre o acesso à nova rede

Foto: Jonathan Campos/AEN

As duas antenas de sinal de internet 5G já instaladas em Curitiba têm raio de abrangência de um quilômetro e meio. Os equipamentos ficam nas áreas do Parque Barigui e do Palácio Iguaçu e foram disponibilizados na frequência 2,3 GHz SA, o que permite o acesso mais rápido online.

A partir de junho, a expectativa é de ainda mais velocidade com a chegada do 5G SA, em 3,5 GHz (Gigahertz). Segundo o gerente de Relações Institucionais da TIM, operadora responsável pela instalação, Cleber Rodrigo Affanio, a nova frequência depende da liberação da Anatel e deve ser até 20 vezes mais veloz.

Para o acesso à nova tecnologia, é preciso ter um aparelho celular que esteja apto a receber o sinal 5G. Segundo o especialista, apesar de ser um serviço mais ágil, ele não deve gerar custos extras para os usuários.

A chegada do 5G não interfere no funcionamento das redes 4G e 3G. Quem não tiver o aparelho capaz de usar a tecnologia pode continuar utilizando as redes antigas. 

Reportagem Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Viagens entre Curitiba e o Rio Grande do Sul são suspensas

Viagens entre Curitiba e o Rio Grande do Sul são suspensas

Rodoviária orienta que passageiros entrem em contato com as empresas

Ações de Maio Amarelo começam na segunda-feira (06)

Ações de Maio Amarelo começam na segunda-feira (06)

Iniciativa busca educar população sobre canaletas exclusivas para ônibus