ParanáGeral

Criança de 10 anos morre em decorrência da dengue

Esta é sexta morte causada pela doença no estado, desde agosto de 2021

 Criança de 10 anos morre em decorrência da dengue

Foto: Divulgação.

Uma menina de 10 anos, moradora de Catanduvas, na região oeste, é a mais nova vítima da dengue no Paraná. Esta é sexta morte causada pela doença no estado, desde o início do período epidemiológico em agosto de 2021. De acordo com o Hospital São Lucas, de Cascavel, a criança tinha uma doença crônica degenerativa, que pode ter contribuído para o agravamento da doença. O óbito foi registrada no começo deste mês e um exame de antígeno confirmou a presença do vírus na criança.

Conforme boletim divulgado ontem (terça-feira, 26) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), apenas nos últimos 7 dias foram registrados 6.849 novos casos da dengue – um aumento cerca de 30% em relação aos números do informe anterior. Ao todo, o Paraná contabiliza 30.010 confirmações e 94.344 casos notificados. Dos 369 municípios que registraram notificações de dengue (92,4% do Estado), 300 já confirmaram a doença (75,1%). De acordo com o relatório, 261 deles confirmaram casos autóctones no período, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes. O boletim não contabilizou a morte da criança de 10 anos.

Diante do avanço da doença, o Paraná confirmou condição epidêmica de dengue. Ainda segundo a Sesa, a dengue, assim como zika e chikungunya, são transmitidas pela picada do Aedes aegypti. É necessário ficar atento a possíveis criadouros do mosquito e, assim, eliminar esses locais de risco, para evitar a propagação das doenças. É fundamental, ainda, que a pessoa identifique os sintomas dessas doenças para buscar o serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequado, o quanto antes.

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Suspeito de assalto que deixou policial morto é preso

Suspeito de assalto que deixou policial morto é preso

Crime aconteceu em 2022; prisão foi realizada nesta quarta-feira em Betim (MG)

Prêmios de R$ 10 mil do Nota Paraná podem expirar

Prêmios de R$ 10 mil do Nota Paraná podem expirar

Os ganhadores ainda não retiraram o prêmio do programa

Caso Isis: corpo pode estar próximo ao Rio Tibagi

Caso Isis: corpo pode estar próximo ao Rio Tibagi

Denúncia recebida pela polícia levou equipes até as imediações do rio nesta quarta-feira