ParanáGeral

Criança de 10 anos morre em decorrência da dengue

Esta é sexta morte causada pela doença no estado, desde agosto de 2021

 Criança de 10 anos morre em decorrência da dengue

Foto: Divulgação.

Uma menina de 10 anos, moradora de Catanduvas, na região oeste, é a mais nova vítima da dengue no Paraná. Esta é sexta morte causada pela doença no estado, desde o início do período epidemiológico em agosto de 2021. De acordo com o Hospital São Lucas, de Cascavel, a criança tinha uma doença crônica degenerativa, que pode ter contribuído para o agravamento da doença. O óbito foi registrada no começo deste mês e um exame de antígeno confirmou a presença do vírus na criança.

Conforme boletim divulgado ontem (terça-feira, 26) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), apenas nos últimos 7 dias foram registrados 6.849 novos casos da dengue – um aumento cerca de 30% em relação aos números do informe anterior. Ao todo, o Paraná contabiliza 30.010 confirmações e 94.344 casos notificados. Dos 369 municípios que registraram notificações de dengue (92,4% do Estado), 300 já confirmaram a doença (75,1%). De acordo com o relatório, 261 deles confirmaram casos autóctones no período, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes. O boletim não contabilizou a morte da criança de 10 anos.

Diante do avanço da doença, o Paraná confirmou condição epidêmica de dengue. Ainda segundo a Sesa, a dengue, assim como zika e chikungunya, são transmitidas pela picada do Aedes aegypti. É necessário ficar atento a possíveis criadouros do mosquito e, assim, eliminar esses locais de risco, para evitar a propagação das doenças. É fundamental, ainda, que a pessoa identifique os sintomas dessas doenças para buscar o serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequado, o quanto antes.

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Projeto piloto de produção de SAF é lançado no Paraná

Projeto piloto de produção de SAF é lançado no Paraná

O biocombustível sustentável para aviação vai ser produzido em Foz do Iguaçu

Além de fábrica de tintas, chamas alcançaram barracão de recicláveis

Além de fábrica de tintas, chamas alcançaram barracão de recicláveis

Incêndio foi registrado em Fazenda Rio Grande, região da BR-116