ParanáGeral

Júri de motorista acusado de matar seis pessoas é adiado

Réu será julgado em julho. Adiamento foi necessário após advogado do acusado renunciar ao caso

 Júri de motorista acusado de matar seis pessoas é adiado

Divulgação /PRF PR

Acusado de causar o acidente que matou seis pessoas na BR-277 em 2017, Jeferson Borsato teve a data do júri popular adiada para 26 de julho. Até então, o julgamento estava previsto para junho. Borsato é réu por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de matar. Segundo a juíza Vivian Curvacho de Andrade, da Vara Plenária do Tribunal do Júri de Campo Largo, que assina o adiamento, a data precisou ser alterada após o advogado de defesa do réu renunciar ao caso.

O caso aconteceu em 2017, em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba. O homem dirigia um caminhão carregado com milho e não conseguiu frear em um trecho de obras. Ele atingiu três caminhões e cinco carros. Entre as seis vítimas do acidente, duas eram crianças. Na primeira instância, o Juiz entendeu que o homem deveria ser levado a julgamento por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. A decisão foi modificada no Tribunal de Justiça, após recursos do Ministério Público e da família das vítimas.

Os promotores sustentam que há indícios de que o caminhoneiro estava em alta velocidade e que o veículo tinha problemas de manutenção, versão que foi reconhecida pelo Tribunal em 2020. Por isso, o homem responde por homicídio duplamente qualificado com dolo eventual, que acontece quando mesmo ciente dos perigos da conduta imprudente, a pessoa assume o risco de praticá-la.

A versão é contestada no processo, pela defesa do réu, que sustenta que o acidente somente aconteceu devido a falta de sinalização, pela concessionária que administra o trecho, das obras que eram realizadas no local do acidente. O próprio réu se defendeu no processo com essa versão. Em interrogatório, o motorista Jeferson Borsato, disse que não estava em alta velocidade.

Ao juiz, ele comentou da reação que teve, ao ser surpreendido logo após uma curva, com o trânsito parado. Como o caminhão é pesado, o motorista disse não ter tido tempo suficiente para frear e que por isso, acabou colidindo com os outros veículos.

Se condenado por homicídio doloso duplamente qualificado, por motivo torpe e meio que dificultou a defesa das seis vítimas,  a pena do motorista pode superar os 70 anos de prisão.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Os contratos têm duração de 24 anos, para três lotes de concessão, com 112 municípios

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Outro trabalhador ficou gravemente ferido durante soterramento registrado nesta quinta-feira (16), em Maringá (PR)

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Caso foi registrado nesta quinta-feira (16), no oeste do Paraná. Suspeito confessou o crime