ParanáCidades

Júri absolve ex-prefeito e ex-presidente da Câmara de Piên

Eles são acusados de serem mandantes do assassinato de adversário político. Dois homens foram condenados

 Júri absolve ex-prefeito e ex-presidente da Câmara de Piên

Foto: divulgação/AEN

A justiça absolveu o ex-prefeito de Piên, na Região Metropolitana de Curitiba, Gilberto Dranka, e o ex-presidente da Câmara Municipal da cidade, Leonides Maahs. Eles são acusados de planejar o assassinato de Loir Drêveck, eleito para comandar a cidade em 2016. Outros dois homens, réus por matarem Drêveck, foram condenados no mesmo júri popular, que terminou na madrugada deste domingo (26). O caso ganhou repercussão nacional com as imagens de Dranka encontrado escondido no forro de casa, tentando evitar a prisão em 2017.

A absolvição foi decidida em júri popular, que começou na terça-feira (21) e terminou na madrugada deste domingo (26). Outros dois réus, Ovandir Pedrini e Amilton Padilha, acusados de terem matado a vítima, foram condenados por dois homicídios triplamente qualificados. Ovandir recebeu pena de 36 anos de prisão, e Amilton deve cumprir 48 anos de prisão, considerando que já possuía antecedentes criminais.

Crime

O crime aconteceu em dezembro de 2016 e, de acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), teria motivação política, já que Dreveck foi eleito prefeito do município, mas seria desafeto de Dranka e do então presidente da Câmara Municipal, Leonides Maahs. De acordo com a acusação, Genésio foi morto por engano na cidade de Joinville – quando, na verdade, o alvo dos criminosos seria Dreveck, morto uma semana depois. Para o MP-PR, o crime teria acontecido por “objetivos econômicos ou mesmo com vistas a não se perder o poder político”. O júri desta terça-feira (21) acontece no Fórum de Rio Negro, cidade vizinha a Piên. Em 2020, Dranka disputou novamente o pleito municipal pelo PSL. Ele perdeu a disputa para Maicon Tiguera (Republicanos).

Reportagem Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Entre 2010 e 2022, a taxa de analfabetismo no estado caiu de 6,3% para 4,3%

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Funcionários tiveram que sair do prédio do Centro de Referência de Assistência Social no Guaraituba

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Os suspeitos foram presos 3h após o furto; eles foram levados para a Delegacia da

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

A família seria separada para ser realocada em outro abrigo