CuritibaServiços

Urbs publica lista de taxistas habilitados para auxílio emergencial

Duas primeiras parcelas serão pagas em 16 de agosto

 Urbs publica lista de taxistas habilitados para auxílio emergencial

Foto: Luiz Costa/SMCS (arquivo)

A Urbs publicou a lista dos 2.236 taxistas inicialmente habilitados a receber o auxílio emergencial do governo federal. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, as duas primeiras parcelas do Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis serão pagas em 16 de agosto. O auxílio mensal será de mil reais, mas no primeiro pagamento serão pagos até dois mil reais, referentes aos meses de julho e agosto.

Os taxistas que terão direito ao auxílio devem ter Carteira Nacional de Habilitação válida e alvará para prestação do serviço cadastrado nas prefeituras em vigor no dia 31 de maio de 2022, conforme a portaria publicada pelo Ministério do Trabalho e Previdência nesta quarta-feira (27). Também será aberta uma nova possibilidade de incluir os cadastros municipais, de 5 a 15 de agosto, com a segunda parcela paga no dia 30 de agosto. O último período para inclusão de dados será de 20 de agosto a 17 de setembro, para que a terceira parcela seja paga em setembro. As demais parcelas ainda não têm datas previstas.

Será aberta uma conta digital com o CPF do taxista, que poderá sacar o auxílio diretamente no banco. Os taxistas terão 90 dias a partir da data do depósito para fazer o saque do auxílio. O valor volta para a União após esse prazo. Os repasses – que devem totalizar dois bilhões de reais em todo o País – devem ser feitos em até seis parcelas. A estimativa inicial é que cada taxista receba quatro mil reais no total, mas o valor final dependerá do número de taxistas habilitados a receber o auxílio. Essa lista será repassada pelos municípios.

O Benefício Emergencial foi instituído pela PEC dos Benefícios, aprovada no Congresso Nacional. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o valor e o número de parcelas poderão ser ajustados, considerando o número de motoristas de táxi beneficiários cadastrados e o limite global de recursos disponível para o benefício. A Urbs orienta os taxistas beneficiados com o auxílio e que tiverem dúvidas a procurarem a unidade de cadastro de Mobilidade Comercial da Urbs, localizada na Rua Affonso Camargo, 330, junto à Rodoferroviária, no bairro Jardim Botânico.

Os taxistas que terão direito ao auxílio, segundo a portaria do Ministério do Trabalho e Previdência, são: os motoristas que tenham registro para exercer a profissão, emitido pelo órgão competente da localidade da prestação de serviço até 31 de maio de 2022; motoristas de táxi titulares de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital em regular e efetivo exercício da atividade profissional; ou sejam motoristas de táxi com autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital, em regular e efetivo exercício da atividade.

Além do auxílio federal, os taxistas devem contar, pelo segundo ano consecutivo, com a isenção da taxa de outorga para compensar as perdas com a pandemia da covid-19. A Prefeitura encaminhou à Câmara projeto que prevê a remissão de mais de quatro milhões e 300 mil reais em outorgas devidas por taxistas e concessionários do transporte escolar referentes a 2021. No ano passado, foi aprovada a remissão da outorga de 2020, o que significou um perdão de outros quatro milhões e 300 mil reais para taxistas e transporte escolar.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Crianças internadas no RS recebem alimento especial do Paraná

Crianças internadas no RS recebem alimento especial do Paraná

O avião do Governo do Paraná, decolou na manhã deste domingo (5), de Curitiba

Ingressos para o show de Almir Sater estão à venda

Ingressos para o show de Almir Sater estão à venda

Os valores do 1º lote são promocionais, por tempo limitado.

Mãe e filho morrem em acidente no Contorno Leste

Mãe e filho morrem em acidente no Contorno Leste

O veículo bateu contra a mureta de concreto, no acesso para a Avenida das Torres