ParanáCidades

Duplicação na PR-407 em Pontal não resolve engarrafamentos

Mudança no acesso à cidade tem problemas de sinalização e mobilidade reclamam motoristas e comerciantes

 Duplicação na PR-407 em Pontal não resolve engarrafamentos

Foto: DER-PR

Há duas semanas a duplicação de trechos da PR-407 foi concluída. No entanto, apesar da expectativa de que as obras resolveriam problemas crônicos no trânsito da região, engarrafamentos e outras situações têm sido apontadas pelos moradores e comerciantes locais. As obras começaram em março do ano passado e a duplicação aconteceu do km 17,4 ao km 19. Em Praia de Leste, onde a rodovia encontra a PR-412, o fluxo foi modificado. A preferência agora é para quem vem de Matinhos e quem pretende entrar em Pontal deve aguardar. Já quem sai de Pontal e quer ir à Matinhos não pode mais virar a esquerda no entroncamento. É preciso entrar à direita e fazer um retorno.

As modificações dividem o fluxo entre quem quer seguir na pista e quem pretende acessar os retornos, fazendo um gargalo no trânsito na região e provocando engarrafamentos quando o movimento é maior que o normal, o que já está acontecendo mesmo com finais de semana com previsão de tempo nublado e frio.

De acordo com Ercio Weschenfelder, presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná (Aciapar), a nova estrutura traz riscos à segurança.

Além disso, ele indica que o comércio local também foi prejudicado.

O prefeito de Pontal, Rudão Gimenes, disse que estes problemas foram apontados desde que o projeto foi apresentado ao público, mas que não houve possibilidade de fazer alterações e mudanças.

O prefeito avalia que apenas uma rodovia paralela a PR-412, por fora dos balneários, poderia resolver as questões de mobilidade na região.

No entanto, este projeto é polêmico já que estudos avaliam que ele teria um impacto ambiental elevado. A Prefeitura de Pontal do Paraná também informou que apresentou um projeto ao governo do estado no começo deste ano com obras acessórias para melhorar o fluxo no local e trazer mais segurança a motoristas e pedestres e que busca viabilizar o recurso para realizar as mudanças necessárias.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Desde quarta-feira (01), 32 bombeiros militares também atuam no Rio Grande do Sul