ParanáGeral

INFO Gripe aponta aumento significativo da SRAG entre crianças

O Paraná registra áreas com maior índice da Síndrome Respiratória Aguda Grave no país

 INFO Gripe aponta aumento significativo da SRAG entre crianças

Foto: Divulgação UFMG – Arquivo

Boletim semanal da FioCruz, o INFO Gripe, traz um dado preocupante para o Paraná, o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave registrado em algumas regiões do estado é o maior do país. São mais de 10 casos por 100 mil habitantes no Norte Pioneiro e parte das regiões Norte e Central do estado, índice considerado extremamente alto e não registrado em nenhum outro lugar do Brasil. Já as regiões Oeste e Sudoeste estão na classificação Muito Alto, com 5 a 10 registros para cada 100 mil habitantes. Esse índice só está registrado em São Paulo, na região fronteiriça ao Norte Pioneiro Paranaense.

O boletim registra ainda um aumento significativo no número de casos da síndrome respiratória aguda grave em crianças no país, principalmente na faixa de 5 a 11 anos. De acordo com o informativo, ainda não é possível identificar com segurança o vírus responsável por este aumento, apesar de o SARS-CoV-2 (COVID-19) se manter dominante em todas as faixas etárias.

Na análise do boletim, por se tratar de crescimento restrito ao público infantil, ele pode estar associado à volta ao ambiente escolar, como afirma Marcelo Gomes, coordenador do informativo.

Já entre os casos de SRAG confirmadamente causados pela covid-19, as crianças de 0-4 anos são, atualmente, o grupo com maior risco, considerando-se a população até 60 anos de idade. Por isso, o coordenador reforça a necessidade de manter cuidados nas escolas.

O boletim aponta que, incluindo todas as faixas etárias, no país há uma queda de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e crescimento na de curto prazo (últimas três semanas). A curva nacional segue indicando entrada em um patamar similar ao de abril de 2022 – o mais baixo desde o início da epidemia de Covid-19 no Brasil.

Mapa: Divulgação InfoGripe

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Entre 2010 e 2022, a taxa de analfabetismo no estado caiu de 6,3% para 4,3%

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Funcionários tiveram que sair do prédio do Centro de Referência de Assistência Social no Guaraituba

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Os suspeitos foram presos 3h após o furto; eles foram levados para a Delegacia da

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

A família seria separada para ser realocada em outro abrigo