CuritibaGeral

Primeiro ônibus 100% elétrico começa a ser testado em Curitiba

Veículo tem capacidade para 78 passageiros e autonomia para rodar 270 quilômetros

 Primeiro ônibus 100% elétrico começa a ser testado em Curitiba

Foto: Leo Coelho

O primeiro ônibus 100% elétrico começou a ser testado nesta sexta-feira, em Curitiba. O veículo tem capacidade para 78 passageiros e conta com uma autonomia para rodar 270 quilômetros com a bateria totalmente carregada. O tempo médio para que a bateria seja completada novamente é de 2h30.

De acordo com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a intenção é que até 2024 sejam colocadas linhas integralmente com ônibus elétricos na cidade.

Neste final de semana o veículo vai realizar o trajeto gratuito para teste do Terminal do Campina do Siqueira até o Parque Barigui. Para o presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto, em um primeiro momento o ônibus elétrico gera um custo maior de operação, mas, a longo prazo, os benefícios e custos compensam.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) é o responsável pelo estudo da utilização do veículo na cidade. Para a assessora de financiamentos do Ippuc, Ana Jayme, foi feito uma estratégia para que o ônibus possa ser uma realidade no cotidiano da capital paranaense.

Os modelos ainda contam com entradas USB em cada assento para que os passageiros possam carregar aparelhos celulares. A motorista Salete do Rocio trabalha na área há 8 anos. Ela foi escolhida para realizar o primeiro teste no veículo e destacou como foi a experiência.

A partir desta segunda-feira, mais cinco linhas vão operar com o ônibus elétrico: Campo Comprido/Cic; Jardim Ludovica; Detran/Vicente Machado; Campina do Siqueira/Batel e Campo Alegre

Reportagem por Leo Coelho

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Pinheirinho recebe Mutirão “Curitiba sem Mosquito”

Pinheirinho recebe Mutirão “Curitiba sem Mosquito”

Ação retorna ao bairro com objetivo de evitar criadouros da dengue

Regionais Boa Vista e Matriz recebem Programa Fala Curitiba

Regionais Boa Vista e Matriz recebem Programa Fala Curitiba

Moradores podem apresentam sugestões de melhorias para técnicos da prefeitura