CuritibaGeral

Câmara discute projeto de segurança alimentar

A ideia é criar um marco de manejo sustentável e fomento da economia local

 Câmara discute projeto de segurança alimentar

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

por SMCS

A segurança nutricional e alimentar estará em pauta na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na sessão desta segunda-feira (19). O plenário avalia, em primeiro turno, projeto de lei para instituir as diretrizes do desenvolvimento agroalimentar metropolitano. Ou seja, a ideia é criar um marco para a capital, em sintonia com a região metropolitana, visando novos processos na cadeia alimentar, acordos intermunicipais, manejo sustentável e fomento da economia local, além da diminuição da insegurança alimentar.

“A insegurança alimentar urbana está fortemente associada a uma distribuição desigual de recursos”, afirma a justificativa da proposição. O texto também alerta para os desafios das mudanças climáticas. O abastecimento por meio cadeia produtiva curta, cita o projeto de lei, é uma opção para os grandes centros urbanos contornarem esses problemas.

Tal sistema, completa a justificativa, busca a aproximação entre os agricultores e os consumidores, que têm acesso a produtos mais frescos, com o conhecimento de sua origem. Também são apontadas como vantagens da cadeira produtiva curta o fomento da produção local e o desenvolvimento da produção de alimentos no entorno das grandes cidades.  

Conforme estudo divulgado nesta quarta-feira (14) pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), 3 em cada 10 famílias brasileiras passam fome. No Paraná, aponta o levantamento, em mais da metade dos domicílios foi detectado algum grau de insegurança alimentar, entre leve (29,9%), moderada (15%) e grave (8,6%).

Discutido com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), o substitutivo, que deve ser votado em plenário, elenca 14 diretrizes para o desenvolvimento agroalimentar metropolitano. Entre elas a produção alimentar urbana e periurbana; a integração com a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o litoral paranaense; o incentivo ao cooperativismo e ao associativismo; a criação de mecanismos facilitadores do acesso do produtor às linhas de crédito; a qualificação da mão de obra; a inovação na cadeia produtiva; a execução de convênios; e o desenvolvimento estratégico de ações para a redução de riscos de catástrofes.

A redação original é assinada pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD). O substitutivo conta ainda com a coautoria de Pier Petruzziello (PP). Se aprovada pelos vereadores, em dois turnos de votação, e sancionada pelo prefeito, a lei entra em vigor a parir da publicação no Diário Oficial do Município.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba espera mais de 120 mil fiéis no Corpus Christi

Curitiba espera mais de 120 mil fiéis no Corpus Christi

Programação foi apresentada nesta quinta-feira (02)

Homem que atropelou motociclista no Capão Raso é denunciado

Homem que atropelou motociclista no Capão Raso é denunciado

No momento do crime, o acusado estava alcoolizado e dirigia em alta velocidade

Curitiba tem mais de 700 novos casos de dengue

Curitiba tem mais de 700 novos casos de dengue

Boletim aponta que dez pessoas seguem hospitalizadas por conta da doença

Teatro Guaíra recebe espetáculo duplo de balé

Teatro Guaíra recebe espetáculo duplo de balé

“Conexões” vai reunir duas peças em parceria com a Orquestra Sinfônica do Paraná