CuritibaGeral

Projeto tenta obrigar bancos a adaptarem portas giratórias em Curitiba

A ideia é exigir a instalação de acessos laterais ou a substituição dos equipamentos

 Projeto tenta obrigar bancos a adaptarem portas giratórias em Curitiba

Foto: Chico Camargo/Arquivo/CM

Em tramitação na Câmara de Curitiba, um projeto de lei pode obrigar  instituições bancárias e financeiras a adaptarem as portas giratórias para pessoas com deficiências (PCDs). A ideia é exigir a instalação de acessos laterais que facilitem a entrada ou a substituição das portas giratórias como um todo, para cumprir o objetivo de acessibilidade. Além disso, o projeto também exige a retirada de possíveis obstáculos e desníveis no chão que possam atrapalhar ou até mesmo impedir a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeiras de rodas.

Conforme a Câmara, a proposta se baseia no Estatuto da Pessoa com Deficiência, criado em 2015. Assim, a instituição que não realizar as adaptações poderá ser penalizada com uma notificação. Caso essa não seja acatada no prazo de 30 dias, o alvará de funcionamento poderá ser suspenso e a suspensão só será cancelada após o cumprimento da lei.

Segundo o autor do projeto, vereador Toninho da Farmácia (União), a ideia é trazer uma regulamentação das reivindicações de famílias que contam com membros com deficiência física ou com mobilidade reduzida que, pela dificuldade de acesso, quase não utilizam as instituições bancárias e financeiras, pois se sentem constrangidos e inferiorizados.

Trâmitação

Protocolado no dia 6 de setembro, o projeto aguarda instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) da Câmara para então seguir para a análise das comissões, a começar pela de Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso acatada, a iniciativa seguirá para os outros colegiados permanentes, indicados pela CCJ de acordo com o tema da proposta. As comissões podem solicitar estudos adicionais, anexação de documentos, revisões no texto e posicionamento de órgãos públicos.

Concluída essa etapa, o projeto estará apto para a votação em plenário, sendo que não há um prazo regimental para a tramitação completa. Se aprovado, será encaminhado para sanção do prefeito. Se vetado, caberá à Câmara a palavra final – ou seja, se mantém o veto ou promulga a lei.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Crianças internadas no RS recebem alimento especial do Paraná

Crianças internadas no RS recebem alimento especial do Paraná

O avião do Governo do Paraná, decolou na manhã deste domingo (5), de Curitiba

Ingressos para o show de Almir Sater estão à venda

Ingressos para o show de Almir Sater estão à venda

Os valores do 1º lote são promocionais, por tempo limitado.

Mãe e filho morrem em acidente no Contorno Leste

Mãe e filho morrem em acidente no Contorno Leste

O veículo bateu contra a mureta de concreto, no acesso para a Avenida das Torres