ParanáGeral

Em dez anos obesidade cresce mais de 10% no Paraná

Em 2021, durante a pandemia, o número chegou a 18%

 Em dez anos obesidade cresce mais de 10% no Paraná

foto: Ilustrativa/pixabay

Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo são consideradas obesas. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS). E nesta terça-feira (11), dia Nacional de Prevenção à obesidade, médicos alertam sobre os riscos do sobrepeso e sobre a importância da prevenção, tendo em vista que os índices são considerados altos e tendem a crescer em todo o mundo.

Para se ter uma ideia, em uma década a população adulta do Paraná diagnosticada com algum grau de obesidade cresceu 11%. Os dados são do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde, que mostram que em 2012, o índice era de 24,48% e este ano, até setembro, chegou a 35,49%. E quando se leva em conta os números gerais, o aumento é de 22% no mesmo período.

Em 2012, o Sistema indicou que 38% da população do Paraná, entre crianças, adolescentes e adultos, foi constatada com obesidade. Números que a clínica geral dos hospitais Cajuru e Marcelino Champagnat, Larissa Hermann Nunes, considera preocupantes. Ela lembra que a obesidade é uma condição de risco, tendo em vista que pode levar a outros problemas graves de saúde

Ainda de acordo com a médica, é preciso que os pacientes tenham consciência da necessidade de cuidar da saúde e independentemente do peso, adotar hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada.

Ela lembra ainda que esse não é um processo fácil, por isso deve ser feito com a ajuda de um profissional da área da saúde.

Em 2019 o levantamento do Sisvan apontou que o índice de adolescentes com obesidade era de 13%. Em 2021, durante a pandemia, o número chegou a 18%.

Reportagem por Vanessa Fontanella

Avatar

mariane.abreu

Paraná registra queda de matrículas em cursos superiores presenciais

Paraná registra queda de matrículas em cursos superiores presenciais

Dados são do Mapa do Ensino Superior e mostram aumento no número de matrículas EaD

28 bairros ficam sem água após queda de energia

28 bairros ficam sem água após queda de energia

Os bairros atingidos ficam em Curitiba e São José dos Pinhais

Calor permanece, mas tempo muda em parte do Paraná

Calor permanece, mas tempo muda em parte do Paraná

Frente fria avança e traz instabilidade para algumas regiões, segundo Simepar