CuritibaServiços

Vereadores discutem projeto que prevê flexibilização no horário do comércio

A votação em primeiro turno está marcada para esta terça (25) a partir das 9h

 Vereadores discutem projeto que prevê flexibilização no horário do comércio

Foto: José Fernando Ogura/AEN

O comércio de Curitiba pode passar a ter horário flexível. É o que propõe um projeto de lei que vai ser discutido na Câmara Municipal nesta terça-feira (25). Pela lei em vigor, o horário comercial do município para atendimento ao público é das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira; e das 9h às 13h aos sábados. Os supermercados, nos setores de alimentação e similares, podem funcionar de segunda a sábado, das 9h às 21h. De autoria das vereadoras do Novo, Amália Tortato e Indiara Barbosa, o projeto retira esses horários fixos, tornando livres a abertura e o fechamento de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestadores de serviço curitibanos, seguindo lei federal de 2019, que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica.

A proposição ainda revoga artigo da lei municipal de 2004, que estabelece que os horários de funcionamento do comércio sejam definidos através de ato do Poder Executivo. A vereadora Amália Tortato defende que a mudança vai trazer benefícios para todos os envolvidos: empresários, trabalhadores e consumidores.

A proposição volta ao plenário depois de um adiamento de 30 sessões, pedido por Amália Tortato no dia 9 de agosto, quando a iniciativa foi levada pela primeira vez ao plenário. Na ocasião, a proposta teve alguns questionamentos com relação à segurança dos trabalhadores, horários de ônibus e principalmente sobre a legislação trabalhista. A vereadora destaca que os direitos dos trabalhadores não vão ser afetados com a mudança, tendo em vista que os comerciantes que ampliarem o horário de atendimento, vão ter que se adequar.

A Associação Comercial do Paraná considera a flexibilização um avanço. O presidente da ACP, Camilo Turmina, explica que por não ser obrigatório, os horários vão permitir que cada segmento defina o melhor horário para atender o público, de acordo com a realidade de cada um. Ele defende inclusive que a medida vai contribuir para melhorias na mobilidade urbana.

Já o Sindicato dos Comerciantes não é favorável ao projeto. O presidente do Sindicom, Ariosvaldo Rocha, acredita que essa flexibilização pode representar uma precarização no trabalho e um retrocesso nos direitos do trabalhador.

A votação em primeiro turno está marcada para esta terça-feira (25) a partir das 9h da manhã. O segundo turno acontece no dia seguinte, na quarta-feira. 

Reportagem por Vanessa Fontanella e Leonardo Gomes.

Avatar

mariane.abreu

Em maio, Curitiba terá dois grandes festivais de música

Em maio, Curitiba terá dois grandes festivais de música

O Coolritiba, na Pedreira Paulo Leminski, e o Country Festival, no Expotrade

Volksfest 2024 traz novidades para os fãs de clássicos Volkswagen

Volksfest 2024 traz novidades para os fãs de clássicos Volkswagen

Evento contará com diversas novidades para os apaixonados por veículos de refrigeração a ar