ParanáGeral

Paraná investe em novas ações para frear mudanças climáticas

Serão ampliados os programas “Sinais da Natureza” e “Selo Clima” que contribuem para planejamento ambiental

 Paraná investe em novas ações para frear mudanças climáticas

Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Frear as mudanças climáticas. Esse é um dos compromissos do Governo do Paraná que anunciou nesta sexta-feira (11) a adoção de novas ações com o intuito de reduzir a emissão de gases do efeito estufa no estado.

Para isso vão ser ampliados os programas “Sinais da Natureza” e “Selo Clima” que contribuem para o planejamento ambiental no estado nos próximos 10 anos.

O Sinais da Natureza visa oferecer apoio para a criação de consórcios regionais de resíduos sólidos e criar mecanismos para avaliar áreas de risco e possíveis planos de contingência. Para o próximo ano a previsão é desenvolver um Plano Estadual de Ação de Mudanças Climáticas e o Marco Regulatório de Carbono.

Veja mais:

O estado já deu início a quantificação de estoque e sequestro de carbono em áreas de proteção integral e a intenção é ampliar o projeto nas 38 Unidades de Conservação do estado.  O outro programa, o Selo Clima, é referência no incentivo à redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Através do programa, são reconhecidas práticas de empresas, entidades e municípios que investem em iniciativas para a preservação de recursos naturais. São iniciativas importantes e que colocam o estado em alinhamento com as metas mundiais, traçadas, por exemplo, pela COP27 que está sendo realizada desde domingo (06) no Egito.

Para o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), a adoção de medidas sustentáveis traz ganhos para todos e maior visibilidade para o estado.

Os projetos contribuem para o cumprimento de metas da Agenda 2030, que traz 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Paraná é considerado exemplo mundial no desenvolvimento sustentável. O reconhecimento veio através da Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O estado também é o único do país a participar do estudo “Uma Abordagem Territorial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

jully.mendes

Caminhões-pipa são enviados ao RS para ajuda no abastecimento

Caminhões-pipa são enviados ao RS para ajuda no abastecimento

Cada veículo tem capacidade de até 12 mil litros de água

Tempo seco permanece e Paraná tem mais um dia quente

Tempo seco permanece e Paraná tem mais um dia quente

Em algumas regiões, INMET alerta para onda de calor com risco à saúde

Paraná envia caminhões-pipa para atender regiões alagadas 

Paraná envia caminhões-pipa para atender regiões alagadas 

Veículos vão levar 60 mil litros de água para o Rio Grande do Sul