Curitiba

Diabetes tipo 2 pode levar ao declínio cognitivo

Pesquisa da PUC-PR aponta quais fatores de risco explicam redução

 Diabetes tipo 2 pode levar ao declínio cognitivo

Pacientes com diabetes tipo 2 podem apresentar redução na capacidade cognitiva. Na prática, os portadores da doença tendem a ter um menor controle do cérebro e das atividades do dia a dia. É isso que aponta uma pesquisa realizada pela PUC-PR, que acompanhou e analisou adultos com a condição médica.

A médica endocrinologista e professora universitária, Ana Cristina Ravazzani, explica que o levantamento buscou identificar quais são os fatores de risco que podem fazer com que os diabéticos desenvolvam a demência.

Segundo o estudo, os fatores de risco que explicam a redução no desempenho são: idade, grau de escolaridade, hipertensão arterial, doença cardiovascular devido ao diabetes, e depressão.

 Os dados apontam que os pacientes que fazem acompanhamento para a doença devem receber também avaliação cognitiva, segundo a professora.

Os resultados do estudo foram publicados na revista científica internacional Diabetology & Metabolic Syndrome. Nesta segunda-feira, 14 de novembro, é marcado o Dia Mundial do Diabetes, em atenção à doença.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

larissa.biscaia

Morre aos 75 anos o radiologista Enio Rogacheski

Morre aos 75 anos o radiologista Enio Rogacheski

Médico era o diretor técnico do Diagnóstico Avançado por Imagem (DAPI)

Incêndio atinge carro em prédio comercial no Centro Cívico

Incêndio atinge carro em prédio comercial no Centro Cívico

O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu conter as chamas