CuritibaGeral

Câmara reprova projeto que obriga uso de câmeras pela GM

Questão que levantou grande polêmica durante as discussões foi com relação à privacidade dos agentes

 Câmara reprova projeto que obriga uso de câmeras pela GM

Foto: Divulgação

Foram 23 votos contrários, duas abstenções e apenas cinco votos favoráveis. E com essa votação o Projeto de lei que propõe a obrigatoriedade do uso de câmeras e equipamentos de GPS pela Guarda Municipal de Curitiba foi reprovado pelos vereadores na discussão desta terça-feira (22).

Veja mais:

A proposta, de autoria do vereador Renato Freitas (PT), com coautoria do vereador Dalton Borba (PDT), sugere que os equipamentos fossem ligados no início do turno e só pudessem ser desligados ao término do horário de trabalho, sem interrupções. A questão que levantou grande polêmica durante as discussões foi com relação à privacidade dos agentes.

Dois substitutivos foram aprovados ao longo da tramitação, um deles sugeria que as câmeras fossem ligadas somente no início do chamado de cada ocorrência e desligado assim que o atendimento fosse concluído. Outro substitutivo também reduziu o período de armazenamento das imagens, de cinco para um ano.

Borba explica que a intenção dos equipamentos era a segurança da população durante a abordagem policial, além da possibilidade do esclarecimento de situações polêmicas e até mesmo de crimes, tendo em vista que as imagens poderiam ser usadas como prova em investigação criminal.

O parlamentar lamenta que a votação tenha resultado em uma rejeição tão expressiva na casa.

Vale lembrar que em Curitiba já existe um decreto ativo que autoriza o uso de câmeras nas viaturas e também nos uniformes dos guardas municipais. De acordo com as normas, os equipamentos devem estar ligados durante o horário de serviço nas abordagens de segurança, de trânsito e de fiscalização.

O que diferencia o decreto de um projeto de lei específica é o fato de que ele pode ser revogado a qualquer momento. A Prefeitura de Curitiba já conta com aproximadamente 200 câmeras instaladas e em uso. Serão ao todo 675 equipamentos implementados na cidade até o fim de 2022.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

jully.mendes

Curitiba espera mais de 120 mil fiéis no Corpus Christi

Curitiba espera mais de 120 mil fiéis no Corpus Christi

Programação foi apresentada nesta quinta-feira (02)

Homem que atropelou motociclista no Capão Raso é denunciado

Homem que atropelou motociclista no Capão Raso é denunciado

No momento do crime, o acusado estava alcoolizado e dirigia em alta velocidade

Curitiba tem mais de 700 novos casos de dengue

Curitiba tem mais de 700 novos casos de dengue

Boletim aponta que dez pessoas seguem hospitalizadas por conta da doença

Teatro Guaíra recebe espetáculo duplo de balé

Teatro Guaíra recebe espetáculo duplo de balé

“Conexões” vai reunir duas peças em parceria com a Orquestra Sinfônica do Paraná