NacionalEconomia

Copa do Mundo: Churrasquinho e cerveja estão mais caros

Preços de alimentos e bebidas aumentaram um ano, segundo a FGV

 Copa do Mundo: Churrasquinho e cerveja estão mais caros

Foto: Eduardo Peret/Agência IBGE Notícias

O Famoso churrasquinho brasileiro que acompanha os jogos da seleção está mais caro este ano. O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) identificou que as carnes mais consumidas pelos brasileiros e as bebidas estão sim bem mais salgadas neste ano.

Veja mais:

As bebidas puxam o aumento, com pouco mais de 10,36% e entre elas a cerveja é o item que mais disparou, chegando a 11% na comparação entre outubro deste ano e do ano passado. É certo que houve aumento em muitos produtos, mas o índice calculado pelo instituto foi de 5,01% entre os meses de outubro, pelo IPC-M, o índice de preços ao consumidor – mercado que mede a variação de um conjunto fixo de bens e serviços que integram as despesas comuns de famílias com nível de renda entre 1 e 33 salários mínimos mensais.

Apesar disso, o doutor em Desenvolvimento Econômico e professor da Universidade Positivo (UP), Walcir Soares Junior, considera que a alta é reflexo dos últimos anos.

Entre as carnes, linguiça (6,38%) e contrafilé ficaram acima do índice de referência (5,56%) e a picanha também subiu mas dentro da média. (4,69%).

Comer fora também não é uma boa pedida para quem quer economizar, já que a alimentação na rua teve aumento de 8,06% desde o ano passado, como avalia o professor.

Uma das alternativas é o consumo da carne suína. Segundo o levantamento, a bisteca teve queda de 3,88%, o pernil, caiu 1,73% e a costela de porco diminuiu 1,54%. No quadro geral avaliado pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV os itens que subiram são compensados por outros itens que tiveram redução de valor.

A queda de quase 20% no custo da energia elétrica com a adoção da bandeira verde e de 3% nos serviços de comunicação puxou o custo pacotão Copa do Mundo para baixo com uma queda de 0,94%. Eletrodomésticos e eletrônicos, itens de decoração e esportivos tiveram aumento abaixo da inflação, com 2,51% para os eletrônicos, 2,69% para a decoração e 1,68% para os esportivos. Aqui o destaque fica com a geladeira que subiu 8,29%.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Paraná envia 32 bombeiros ao Rio Grande do Sul

Paraná envia 32 bombeiros ao Rio Grande do Sul

Equipes devem auxiliar as vítimas das chuvas

Fãs curitibanos se organizam para show de Madonna em Copacabana

Fãs curitibanos se organizam para show de Madonna em Copacabana

Última apresentação da turnê Celebration Tour ocorre no sábado (4)

Legado mantém Ayrton Senna eterno, 30 anos após morte

Legado mantém Ayrton Senna eterno, 30 anos após morte

História do tricampeão da Fórmula 1 inspira até quem não o viu correr