ParanáGeral

Retirada da restinga em Caiobá é paralisada pelo MPF

O Ministério Público questiona o licenciamento ambiental da obra

 Retirada da restinga em Caiobá é paralisada pelo MPF

Foto: divulgação/Prefeitura de Matinhos

A retirada de restinga em Caiobá foi paralisada nesta segunda (12/12) por um questionamento do Ministério Público Federal em relação ao licenciamento ambiental para a remoção da vegetação.

Veja mais:

A retirada acontece entre o Canal da Avenida Paraná e o Morro do Boi, em um trecho de aproximadamente 1,5 km de extensão, onde não será feita a engorda da faixa de areia. As restingas são consideradas Área de Preservação Permanente (APP) pela legislação ambiental brasileira. É necessária uma licença específica para sua remoção.

De acordo com o geólogo Marcelo Lamour, especialista em Ambientes Costeiros de Sedimentação, e professor do Centro de Estudos do Mar da UFPR, a vegetação se desenvolveu naturalmente na região desde o ano 2000. Ele está no local nesta manhã avaliando a situação.

O geólogo considerou que não foi feita uma análise do que poderia ser preservado.

O Instituto Água e Terra (IAT) informou, em nota, que a reconstituição do talude neste trecho integra a licença da Obra de Recuperação da Orla de Matinhos, mas que a retirada da restinga exótica e a reconstituição com espécies nativas tem uma licença ambiental específica.

O IAT também disse que a retirada foi autorizada no SINAFLOR, o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais.

Segundo o Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Everton Souza, a obra tem utilidade pública.

De acordo com o Ministério Público Federal, as restingas só podem ser retiradas em casos excepcionais e a autorização deve ser feita de forma detalhada.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Bombeiros que trabalham no RS terão apoio de cães

Bombeiros que trabalham no RS terão apoio de cães

Os animais do Corpo de Bombeiros do Paraná seguem para o RS no próximo domingo

Paraná está sob alerta para chuvas e ventos intensos

Paraná está sob alerta para chuvas e ventos intensos

Uma frente fria avança pelo Estado e mantém o índice de instabilidade elevado

Mais de 100 vagas de emprego são ofertadas por concessionária

Mais de 100 vagas de emprego são ofertadas por concessionária

Os candidatos podem trabalhar nos pedágios de seis municípios do Paraná