CuritibaGeral

Edifício carbono neutro faz visita em reserva que compensa emissões

Primeiro prédio Carbono Neutro do Brasil fica em Curitiba e a reserva, em Antonina

 Edifício carbono neutro faz visita em reserva que compensa emissões

Foto: divulgação

Curitiba terá o primeiro edifício residencial carbono zero do país. A compensação das emissões de carbono da construção, que totalizam 2640 toneladas, serão feitas em uma área de 5 hectares na Reserva Natural das Águas, em Antonina, no litoral Paranaense.

A reserva é da SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental). Os futuros moradores e também os investidores foram levados a conhecer a área. De acordo com a responsável pelo projeto Carbono Zero do Árten, Júlia Berticelli Basso, o objetivo da visita foi mostrar como a compensação funciona na prática.

O diretor de desenvolvimento imobiliário da incorporadora, o engenheiro civil Gabriel Falavina, considera que a iniciativa deve ser repetida por novos empreendimentos.

O Árten, edifício que terá 100% da emissão do carbono emitido na construção neutralizado está em construção na Rua Dias da Rocha Filho, 239, na região do Juvevê.

O projeto também usa a inteligência construtiva para garantir conforto térmico e acústico com máxima eficiência e redução de impacto ambiental da obra e do uso. O prédio vai contar com painéis fotovoltaicos para captação de energia solar, sistema de reuso de água e de  desligamento remoto de luzes e aparelhos eletrônicos.

O empreendimento terá, ainda, central de compartilhamento de bicicletas, equipada com bicicletas elétricas, além de infraestrutura para carregamento de veículos elétricos em todas as vagas de garagem do edifício.

Amanda Yargas

Avatar

amanda.yargas

Dez municípios paranaenses são destaque na pecuária e aquicultura

Dez municípios paranaenses são destaque na pecuária e aquicultura

Toledo é a maior produtora brasileira de suínos, com 899 mil cabeças abatidas em 2023