ParanáEconomia

Indústria de bebidas do Paraná tem expansão de 21%

Dados do IBGE, no acumulado de janeiro a novembro em 2022

 Indústria de bebidas do Paraná tem expansão de 21%

Foto: Rodrigo Félix Leal

A indústria paranaense de bebidas teve uma aumento de 21%, segundo dados do IBGE, no acumulado de janeiro a novembro do ano passado. Amazonas e Mato Grosso, também aparecem, logo depois, como os estados com maior crescimento. Já o aumento médio nacional da indústria de bebidas no período foi de 3,5%.

Veja mais:

Ricardo Barros, secretário da Indústria, Comércio e Serviços, destaca o diferencial do Paraná que contribuiu para o setor.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas do Paraná e vice-presidente da Associação das Microcervejarias do Paraná, Anuar Tarabai, avalia o suporte do Estado após a melhoria do cenário da pandemia.

A cervejaria Heineken nos dois últimos anos destinou 865 milhões de reais para Ponta Grossa, um dos investimentos que impactou no bom resultado em 2022.

O aporte foi para aumentar em 75% a capacidade produtiva da unidade, que é a maior produtora da marca Heineken no país e um dos maiores parques industriais nacionais de cerveja, onde também são produzidos os rótulos Amstel e Devassa.

Toda a operação da planta em Ponta Grossa é 100% com energia renovável. A fábrica emprega diretamente 576 pessoas da região, além de quase 20 mil de forma indireta ou induzida, segundo dados da própria cervejaria.

Foto: Ari Dias/AEN

A multinacional Ambev confirmou no ano passado que vai construir em Carambeí a maior fábrica de garrafas de vidros recicláveis do Brasil. Com investimento de 870 milhões de reais, a planta vai produzir garrafas a partir de cacos de vidros reciclados para os rótulos Brahma, Skol, Budweiser, Stella Artois, Becks e Spaten. Em 2025, é previsto que a fábrica comece a operar, gerando diretamente entre 300 e 400 empregos.

O Paraná tem 220 estabelecimentos da indústria de bebidas. Desses, 12 são empresas com 100 ou mais empregados.

Reportagem: Giovanna Retcheski e Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Desde quarta-feira (01), 32 bombeiros militares também atuam no Rio Grande do Sul