CuritibaGeral

Carnaval: escolas do grupo especial abrem os desfiles em Curitiba 

A programação de Carnaval deste domingo (19) começa com o tradicional Zombie Walk

 Carnaval: escolas do grupo especial abrem os desfiles em Curitiba 

Foto: Cido Marques

Depois de dois anos de jejum, os foliões voltaram a brincar o carnaval nas ruas de Curitiba. A abertura da festa ficou por conta do bloco Afoxé. Depois foi a vez dos blocos comandarem a festa. E em seguida as cinco escolas do grupo especial desfilaram levando muita cor, brilho, alegria e samba no pé para a avenida.

A primeira a se apresentar foi “Os Internautas”. Campeã do grupo de acesso em 2020, a escola veio com o tema “O Rei Menino Negro da Favela” que fala sobre o sonho de meninas e meninos por um futuro melhor e de mais oportunidades.

A segunda a desfilar foi a “Imperatriz da Liberdade”. A escola trouxe para a avenida muito dourado em homenagem a Oxum, filha de Oxalá. Nas religiões de matriz africana, Oxum simboliza amor, prosperidade, afeto e a força da mulher.

Depois foi a vez da Acadêmicos da Realeza comemorar o aniversário de 25 anos na avenida. Com o tema “Minha Escola é o meu carnaval” a escola fez um resgate da trajetória no carnaval de Curitiba, com temas que marcaram os desfiles, como a Lapa, o centenário do Coritiba, a história do rádio, Mãe Orminda e a atriz Lala Schineider, grande dama do teatro paranaense.

A quarta a desfilar foi a Mocidade Azul, atual vice-campeã. Com o tema “Em busca do brilho…do brilho do seu olhar ao ver a Mocidade passar” a escola, que completa 50 anos de história, falou sobre o fascínio do homem por tudo que brilha: fogo, sol, estrelas, ouro e o brilho da tela do celular, tecnologia que conecta o homem com o mundo.

E com o tema “O Grande Circo Místico”, a Enamorados do Samba, atual campeã, convidou o público a voltar a ser criança. A alegria dos palhaços, a técnica e leveza dos malabaristas e toda a magia do circo tomaram conta da avenida.

A programação de Carnaval começa neste domingo à uma hora da tarde, com a tradicional Zombie Walk. A concentração para a marcha de terror acontece na Boca Maldita e a caminhada se dirige à Praça Santos Andrade. Às 2 horas tem a saída do Bloco do Polakinho na Travessa da Lapa. O bloco conta com percussão, trombones e trompetes.

Na sequência tem o Bailinho infantil, na Avenida Marechal Deodoro que começa às 3h da tarde. A partir das 6 horas a avenida é dos bloquinhos, Elas Clube, Unidos de Judá, EcoOrquestra, Pretinhosidade e Fogosa passam por ali.

O desfile das Escolas do Grupo de Acesso começa às 9h20 da noite, Deixa Falar, Unidos de Pinhais, Leões da Mocidade e Embaixadores da Alegria se apresentam nesta noite.

Avatar

vanessa.fontanella

“Indícios de irregularidades”, diz PM sobre abordagem no Parolin

“Indícios de irregularidades”, diz PM sobre abordagem no Parolin

Policiais militares agrediram homem com socos e chutes no último domingo (22)

Curitiba recebe show de Sting em 2025

Curitiba recebe show de Sting em 2025

Cantor britânico deve se apresentar também em São Paulo e no Rio de Janeiro

Jornada de Carreiras e Profissões ajuda vestibulandos na escola

Jornada de Carreiras e Profissões ajuda vestibulandos na escola

Evento acontece neste sábado (28) e reúne 49 palestras

Hospital Vitor do Amaral torna-se Centro de Atendimento à Mulher

Hospital Vitor do Amaral torna-se Centro de Atendimento à Mulher

Imóvel foi reformado com arrecadação da Associação dos Amigos do HC