CuritibaGeral

Justiça nega suspensão do reajuste na tarifa de ônibus

O pedido é que decisões como essa sejam informadas com 30 dias de antecedência

 Justiça nega suspensão do reajuste na tarifa de ônibus

Foto: reprodução

O pedido de suspensão do reajuste da passagem de ônibus no transporte coletivo da capital paranaense foi negado nesta quarta-feira (01), pela juíza Thalita Bizerril Mendes, da Unidade Regionalizada de Plantão Judiciário de Curitiba (Projudi).

Veja mais:

O deputado estadual Goura (PDT), as vereadoras Professora Josete (PT), Giorgia Prates (PT) e Maria Leticia (PV) e o vereador Angelo Vanhoni (PT) pediram ainda na madrugada desta quarta-feira a suspensão do aumento da tarifa.

Eles protocolaram a ação popular junto a Justiça Estadual do Paraná, com pedido de liminar, para que seja suspenso o aumento de 9,09% na tarifa do transporte coletivo de Curitiba. O reajuste de R$ 0,50 foi anunciado nesta terça-feira (28), pela Prefeitura Municipal de Curitiba, e colocado em prática o novo valor de R$ 6,00 já na madrugada desta quarta-feira (01).

Para o deputado estadual Goura, a maneira como o aumento foi realizado não permitiu com que usuário se preparasse para a medida. O pedido dos parlamentares é que decisões como essa sejam informadas com pelo menos 30 dias de antecedência.

A Urbs afirma que o contrato prevê reajuste da tarifa do transporte coletivo sempre no fim do mês de fevereiro. O aumento apenas foi congelado em 2020 e 2021 devido à pandemia da Covid-19. Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o reajuste de 9,09% foi abaixo da variação do transporte coletivo no último ano.

No entendimento da advogada especialista em direito do consumidor, Andrezza Baggio, o aumento deveria ser justificado e anunciado com antecedência ao usuário, além de o risco financeiro da empresa não ser transferido de uma forma tão significativa ao consumidor.

Em nota, os parlamentares confirmaram que vão recorrer da decisão da justiça de negar a suspensão do aumento da tarifa de ônibus, pois entendem que a decisão deixou de apreciar a violação da moralidade administrativa pela falta de publicidade adequada para um ato que afeta tanta gente e de forma tão significativa.

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

Jessica de Holanda

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Para doar, não precisa de agendamento, basta chegar no hospital das 9h às 16h30

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Previsão para sexta-feira (20) é de tempestades para praticamente todo o estado