NacionalGeral

O que muda no imposto de renda em 2023

Saiba o que vale restituição e como os MEIs devem declarar

 O que muda no imposto de renda em 2023

Foto: Internet

Em 2023, os contribuintes podem enviar a declaração do imposto de renda à Receita Federal a partir de 15 de março. Entre as principais novidades deste ano está a liberação das declarações pré-preenchidas desde o início do prazo de entrega, permitindo a diminuição de erros e maior comodidade na hora de fazer a declaração. E quem optar por este formato, tem prioridade no recebimento. Também mudam as regras para declaração de aplicações na bolsa, conforme o advogado especialista em direito tributário Leonardo Roesler.

O PIX pode ser usado tanto para pagamento das DARFs quanto para o recebimento de restituição. As restituições valem para despesas com educação, gastos com dependentes despesas médicas, doações incentivadas, contribuição à previdência social e privada e pensão judicial.
Restituições com meducação são limitadas a R$ 3.561,50 por dependente; Despesas com dependentes tem limite de a R$ 2.275,08; as Doações incentivadas são limitadas a 6% do valor pago pelo contribuinte no Imposto de Renda e a Contribuição à Previdência Privada tem restituição limitada a 12% do valor dos rendimentos tributáveis. As outras despesas previstas não tem limitações. O primeiro lote de restituições começa a ser pago em 31 de maio. O advogado lembra que os MEIs devem fazer a declaração pessoal e a declaração da empresa.

Para declarar, MEIs precisam calcular o lucro do negócio, e a parcela isenta da receita e a tributável, que depende do tipo de negócio. 8% comércio, indústria e transporte de carga, 16% para transporte de passageiro, 32% para serviços em geral.

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Fabrizio Reusing

PRF promove Passeio Ciclistico no Dia Mundial sem Carro

PRF promove Passeio Ciclistico no Dia Mundial sem Carro

Evento começa às 8h da manhã em frente a PRF do Prado Velho

Monitoramento mostra que 99% dos incêndios são por ação humana

Monitoramento mostra que 99% dos incêndios são por ação humana

Pesquisadora alerta para situação crítica em três biomas

‘Segunda lua’ poderá ser observada no Brasil?; entenda

‘Segunda lua’ poderá ser observada no Brasil?; entenda

O asteroide deve permanecer em órbita a partir do dia 29