EsportesFutebol

Libertadores: adversário do Athletico não vence a 29 partidas

O jogo marca o início do Furacão na competição, nesta terça (4)

 Libertadores: adversário do Athletico não vence a 29 partidas

Fotos: divulgação/ CAP e Nike

A caminhada do Athletico na Libertadores começa amanhã (terça-feira, 4). A estreia é contra o Alianza Lima, às 19 horas, no Estádio Alejandro Villanueva, na capital do Peru.

Veja mais:

O Furacão viajou mais de 3 mil quilômetros para jogar contra a equipe peruana, e esta não será a primeira vez em que os dois clubes se enfrentam na 1ª rodada da competição. No dia 16 de fevereiro de 2000, a equipe paranaense enfrentou o Alianza, em Lima. O resultado foi de 3 a 0 para rubro-negro.  

São duas partidas e 100% de aproveitamento para o Athletico. No segundo confronto na fase de grupos, venceu na Arena da Baixada, por 2 a 1. O retrospecto da equipe peruana possui uma marca muito negativa pela principal competição sul-americana. 

São 29 jogos consecutivos sem nenhuma vitória. A última vez em que a equipe venceu foi em 13 de março de 2012. Naquela ocasião, ganhou em casa, por 1 a 0 contra o Nacional (URU). A partir desse resultado foram 25 derrotas e quatro empates.

Foto: reprodução/ CAP

Outro aspecto histórico que beneficia o Athletico é o fator de estreia na Libertadores. Nas últimas cinco primeiras rodadas da competição, o Furacão conseguiu duas vitórias, dois empates e uma derrota. Em contrapartida, o Alianza Lima empatou duas e perdeu três.

 A marca ainda mais negativa é a última vez que o clube venceu na estreia. Em 2 de março de 1994, 1 a 0 contra o Universitario, do Peru.

Ainda há uma estatística, só que dessa vez atinge os adversários que enfrentam o clube de Lima na fase de grupos da Libertadores. Neste século (a partir de 2001) nunca um time que caiu no mesmo grupo do Alianza conseguiu ser campeão naquele ano. O último que venceu o torneio enfrentando o clube foi o Cruzeiro, em 1997.

Temporada

Atualmente o Alianza Lima lidera o Campeonato Peruano, com 18 pontos. Em oito jogos, tem seis vitórias e duas derrotas. No elenco do time algumas peças são conhecidas no futebol brasileiro. 

O reforço mais importante para a temporada foi a chegada de Christian Cueva. O meio-campista que disputou a Copa do Mundo de 2018 já atuou com as camisas do São Paulo e do Santos.

Foto: reprodução/ alianzalima

Outro destaque é o atacante argentino Hernán Barcos, de 38 anos. O camisa 9 do time tem passagens por Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro.

Informações: Fred Fiandanese, com supervisão de Leonardo Gomes

Avatar

Frederico Machado

Paraná Clube e Coritiba têm confrontos fora de casa

Paraná Clube e Coritiba têm confrontos fora de casa

Coxa enfrenta o Novo Horizontino no interior. Tricolor encara o Rio Branco em Paranaguá