ParanáGeral

Universidades estaduais vão mapear estudantes autistas no Paraná

O objetivo é elaborar políticas públicas para dar suporte adequado aos alunos com TEA

 Universidades estaduais vão mapear estudantes autistas no Paraná

Foto: SETI

As universidades estaduais do Paraná vão mapear estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede pública de ensino. O objetivo é elaborar políticas públicas para dar suporte adequado aos alunos.

Veja mais:

A iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior prevê identificar os estudantes autistas no ensino fundamental, médio e superior, em todo o território paranaense. O projeto é realizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Ações de Diversidade Educacional (Naede) nas universidades estaduais do Paraná que atuam em rede.

Com investimento de R$ 712 mil do governo do estado, toda a universidade tem um espaço físico e equipamentos para receber a comunidade acadêmica para orientações e explicações sobre o TEA.  A coordenadora do Neade na Unespar, Rosangela Trabuco, explica que os estudantes autistas estão presentes em todos os níveis de ensino, mas no ensino superior o tema ainda é relativamente novo.

O transtorno do espectro autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento. A condição demanda metodologias de aprendizagem específicas, que variam de pessoa para pessoa. Rosângela explica que a pesquisa será feita em três etapas.

O projeto terá duração de dois anos. Ao final será publicado um e-book com todo o material produzido pelos pesquisadores.

Reportagem: Francine Lopes

Avatar

Frederico Machado

Projeto piloto de produção de SAF é lançado no Paraná

Projeto piloto de produção de SAF é lançado no Paraná

O biocombustível sustentável para aviação vai ser produzido em Foz do Iguaçu

Além de fábrica de tintas, chamas alcançaram barracão de recicláveis

Além de fábrica de tintas, chamas alcançaram barracão de recicláveis

Incêndio foi registrado em Fazenda Rio Grande, região da BR-116