ParanáCidades

Escolas públicas e particulares terão reforço policial no Paraná

O objetivo é aplicar um maior número de agentes no policiamento de patrulha escolar

 Escolas públicas e particulares terão reforço policial no Paraná

(Divulgação: PM/PR)

A partir desta quinta-feira (13), a Polícia Militar vai reforçar o policiamento comunitário em todas as escolas do Paraná.

O objetivo é aplicar um maior número de policiais no policiamento de patrulha escolar.

A PM pretende exercer o policiamento ostensivo com ações preventivas e repressivas por meio de atividades de presença, bloqueios táticos, abordagens policiais, incursões em áreas de degradação social e outras áreas de interesse operacional, com foco na realização de ações de patrulha escolar comunitária, bem como demais medidas para p reforço do policiamento nos estabelecimentos de ensino, públicos e particulares, do Estado.

Apesar de boatos, o Paraná não tem histórico de graves ocorrências em ambientes escolares.

Atualmente, a corporação conta com treinamentos especializados e cartilhas para os militares estaduais no combate a agressores ativos nas instituições de ensino. Além disso, são promovidos treinamentos voltados para funcionários, professores e alunos em várias regiões do estado.

“Sabemos o que aconteceu em nossa nação e também nos preocupamos, mas estamos aqui para tranquilizar a população e mostrar que a Polícia Militar se fará presente, assim como as demais forças de segurança, em todas as situações para promover a proteção dos alunos e demais envolvidos”, destacou o comandante do BEPEC, Major Ricardo da Costa.

A partir das 11h30, o governador Ratinho Junior vai passar mais detalhes sobre o assunto em uma entrevista coletiva.

De acordo com especialistas, a integração entre as escolas, familiares de alunos e poder público é apontada como o principal combate a insegurança no ambiente educacional. Para o especialista em segurança há mais de 30 anos, Fernando Brafmann, só a presença de policiais não ajuda a resolver o problema.

A PMPR reforça para que em qualquer situação, a população acione a Polícia pelo o telefone 190, pelo aplicativo 190PR ou pelo Disque-Denúncia 181.

(Divulgação: PM/PR)

SINEPE pede reforço nas escolas particulares

As escolas particulares do Paraná pedem o aumento do efetivo do Batalhão da Patrulha Escolar e a implantação do botão de pânico na rede privada.

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná, Sinepe, que representa aproximadamente duas mil unidades educacionais da rede privada, fez uma solicitação nesta quarta-feira (12) ao comando geral da Polícia Militar.

O sindicato considera que o aumento de casos de violência e os recentes ataques em instituições, deixaram a sociedade mais insegura.

A situação é mais complicada em escolas menores, que não possuem tantas condições para investir em segurança avançada, como avalia o presidente da Associação das Escolas Particulares de Educação Infantil, Newton Andrade.

Informações: Lorena Pelanda

Avatar

lorena.pelanda

Motociclista morre na BR-476 em acidente com caminhão, em Araucária

Motociclista morre na BR-476 em acidente com caminhão, em Araucária

Durante o atendimento à ocorrência, o tráfego chegou a ser concentrado em apenas uma faixa

Mais 30 caminhões-pipa são enviados para ajudar vítimas das chuvas

Mais 30 caminhões-pipa são enviados para ajudar vítimas das chuvas

É a segunda remessa de veículos e equipamentos encaminhados pelo Instituto Água e Terra

Cães embarcam para reforçar buscas no Rio Grande do Sul

Cães embarcam para reforçar buscas no Rio Grande do Sul

São dois animais treinados desde filhotes para fazer este tipo de trabalho

Multa automática por falta de exame toxicológico deixa de existir

Multa automática por falta de exame toxicológico deixa de existir

Decisão segue resolução do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-PR)