ParanáGeral

Hospital do Rocio deixa de receber emergências do Siate/Samu

Mudança é reflexo de fim do contrato da unidade com o Governo do Paraná

 Hospital do Rocio deixa de receber emergências do Siate/Samu

(Foto: Divulgação/Hospital do Rocio)

Os pacientes com traumas e emergências encaminhados por ambulâncias do Siate e Samu não são mais atendidos pelo Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A interrupção nesse tipo de atendimento ocorreu nesta quinta-feira (13) após o fim do contrato da unidade com o Governo do Paraná.

Veja mais:

A partir de agora, vítimas de acidentes, por exemplo, deixam de ser encaminhadas para o hospital em Campo Largo e são levadas para outras unidades de Curitiba e de cidades da região metropolitana. Em 2022, o Hospital do Rocio recebeu cerca de 40% dos pacientes de outros municípios.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o governo reavalia um novo contrato com o hospital e que se houver a necessidade para traumas, pode haver a retomada dos atendimentos.

Posicionamento na íntegra da Sesa:

Em relação aos atendimentos de emergência do Hospital do Rocio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) destaca que estes procedimentos aconteceram em caráter provisório e excepcional, uma vez que não fazem parte da contratualização do hospital, durante um período de alta demanda em Curitiba que durou nove meses.

É válido reforçar, ainda, que a Sesa gerencia o acesso dos pacientes que precisam de transferência de acordo com a demanda, por meio do Complexo Regulador e dos critérios de prioridade e gravidade de cada caso. O Paraná possui uma Central de Regulação de Leitos e uma ampla rede hospitalar onde são concentrados os pedidos de transferências de pacientes entre os serviços de saúde.

Atualmente, o Estado está em reavaliação do processo de contratualização com o hospital. Destacamos, ainda, que o Hospital do Rocio não se enquadra na categoria “porta-aberta”, sendo referenciado e, havendo a necessidade de atendimento para trauma, pode haver a regulação com atendimento a pacientes.

Gostaríamos de reforçar, por fim, que não houve fechamento de leitos, tampouco diminuição de serviço, apenas uma readequação do fluxo de acesso ao hospital. 

Informações: Leonardo Gomes

Avatar

Jessica de Holanda

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Os contratos têm duração de 24 anos, para três lotes de concessão, com 112 municípios

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Outro trabalhador ficou gravemente ferido durante soterramento registrado nesta quinta-feira (16), em Maringá (PR)

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Caso foi registrado nesta quinta-feira (16), no oeste do Paraná. Suspeito confessou o crime