PolíticaGeral

Casamento de prefeito de Araucária com adolescente pode ser anulado

O matrimônio foi celebrado no dia 12 de abril pela vice-prefeita do município

 Casamento de prefeito de Araucária com adolescente pode ser anulado

(Foto: reprodução redes sociais)

O casamento do prefeito de Araucária Hissam Hussein (sem partido) com uma adolescente de 16 anos pode ser anulado. O matrimônio foi celebrado no dia 12 de abril pela vice-prefeita do município, Hilda Lukalski Seima. No entanto, ao assumir o cargo eletivo, em janeiro de 2021, a tabeliã pediu o afastamento das atividades cartorárias até o final do mandato. A Corregedoria Nacional de Justiça, vinculada ao CNJ, abriu uma investigação nesta quinta-feira (27) para apurar o caso.

A Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Paraná (TJPR) tem um prazo de cinco dias para prestar informações sobre o casamento ao órgão nacional.

Veja mais:

O afastamento da vice-prefeita era necessário devido à incompatibilidade das atividades. Em decisão publicada nesta quinta-feira (27), o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, aponta que vice-prefeita Hilda Lukalski é suspeita de ainda exercer funções no Registro Civil das Pessoas Naturais, Títulos e Documentos Civil das Pessoas Jurídicas de Araucária. Caso a irregularidade for comprovada, o casamento pode, inclusive, ser anulado.

Em nota, a Secretaria Municipal de Comunicação Social informou que a vice-prefeita está afastada da função de Oficial do Cartório de Registros Civis da Comarca de Araucária desde janeiro de 2017. Segundo a prefeitura, o afastamento respeita a incompatibilidade do cargo eletivo com o de tabeliã. No entanto, a nota não explica porque Hilda Lukalski, mesmo afastada do cargo, oficializou o matrimônio.

Este é mais um desdobramento do polêmico casamento de Hissam Hussein, que tem 65 anos, com uma menina de 16 anos. Embora o casamento de um idoso com uma adolescente, por si só, não seja considerado crime, também há suspeitas de nepotismo. No mesmo mês em que se casou com a garota, Hissam nomeou e mãe e a tia dela para cargos na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Ambas foram exoneradas na quarta-feira (26) após a repercussão negativa do caso.

Em outras frentes, o casamento também é investigado pelo Ministério Público, que confirmou ter “aberto procedimentos” para apurar o matrimônio. Por envolver uma menor de idade, as investigações correm em sigilo. Por isso, o órgão não detalhou quais são os procedimentos, em quais datas eles foram abertos e quais são os possíveis crimes estão em apuração.

Informações: Angelo Sfair

Avatar

lorena.pelanda

103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro

103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro

Cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter mais um dia de votação