CuritibaGeral

Curitiba tem maior cobertura vacinal de crianças com 2 anos

Capital paranaense aparece com o mesmo índice de vacinação de Teresina (PI)

 Curitiba tem maior cobertura vacinal de crianças com 2 anos

Foto: Hully Paiva/SMCS

Curitiba, ao lado de Teresina (PI), é a capital brasileira com maior cobertura de vacinação (esquema completo) de crianças com 2 anos de idade. Os dois municípios aparecem na liderança do Inquérito Cobertura Vacinal, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Veja mais:

No levantamento, as capitais estão empatadas com índice de 74%, e à frente de Brasília, que tem 73%. O inquérito foi feito a partir amostragem de mais de 31 mil entrevistas realizadas com a população nas cidades. Foram analisadas as carteiras de vacinação de papel das crianças de 2 anos de idade, nascidas em 2017 e 2018, para verificar quantas estavam com o esquema de vacinação de rotina completo. Essa é a idade em que já se completou boa parte das vacinas da infância.

O Inquérito Cobertura Vacinal revelou que Curitiba é a capital do país em que os entrevistados relataram menor dificuldade para acesso às unidades de saúde. Apenas 1% relatou alguma dificuldade para se vacinar, contra 7% na média nacional das demais capitais. Na outra ponta deste ranking está Porto Velho, em que 24% dos entrevistados relataram dificuldade de acesso. Além dos resultados para crianças de 2 anos, dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba revelam alta na cobertura das vacinas previstas para crianças de até 1 ano de idade.

A capital paranaense fechou dezembro de 2022 com uma média de 91,6% de cobertura de vacinação dos imunizantes previstos para crianças até 1 ano de idade. Essa cobertura vacinal de Curitiba é superior à média nacional, que registrava 70% em dezembro de 2022. Na cidade, o SUS oferece prontuário eletrônico e um sistema de monitoramento dos faltosos, que vai atrás das crianças que não se vacinam.

Em 2022 foram três edições de semanas com horário estendido de vacinação e quatro Dias D. Nestas ações, as equipes da secretaria aplicaram 68,3 mil doses de imunizantes, o que impactou diretamente no aumento da cobertura vacinal de todos os imunizantes.

No primeiro Dia D de 2023, realizado em 15 de abril, foram aplicadas mais de 13 mil vacinas. Outras 2,1 mil unidades foram aplicadas entre as 19h e 20h, de 10 a 14 de abril, na primeira semana do ano de horário estendido para vacinação.

Informação: Leonardo Gomes

Avatar

Giovanna Retcheski

Contorno Sul tem bloqueios parciais nos próximos 60 dias

Contorno Sul tem bloqueios parciais nos próximos 60 dias

A intervenção faz parte do cronograma contratual de melhorias iniciais da concessionária

Festival de Bisteca Fiorentina é destaque de restaurante de Curitiba

Festival de Bisteca Fiorentina é destaque de restaurante de Curitiba

A casa vai oferecer um menu com entrada, prato principal com acompanhamento e sobremesa