ParanáCidades

Empresa que opera ferry boat arremata licitação para novo contrato

Internacional Marítima opera a travessia desde 2022 e deve ficar por mais 25 meses

 Empresa que opera ferry boat arremata licitação para novo contrato

Foto: Albari Rosa/ AEN

A empresa que opera a travessia do ferryboat, em Guaratuba, por meio de contratação emergencial, arrematou a nova licitação para o serviço da travessia por R$ 131 milhões e 800 mil. O valor máximo da licitação é de pouco mais de R$ 132 milhões calculado com base nos custos da prestação de serviços e fornecimentos de produtos.

Veja mais:

A sessão de disputa para contratação de nova empresa operadora da travessia do ferry boat aconteceu ontem (terça-feira, 24) com a participação de duas empresas. A vencedora, Internacional Marítima, opera a travessia desde agosto de 2022, agora tem um prazo de três dias úteis para encaminhar ao DER/PR sua proposta de preço detalhada e os documentos exigidos em edital.

Em seguida, a comissão de contratação irá analisar o material e publicar uma decisão com a declaração da vencedora ou com uma convocação da segunda colocada na sessão de disputa. Segundo o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, a qualidade do serviço não deve mudar na operação da travessia.

Foto: Albari Rosa/ AEN

O prazo de operação previsto em contrato é de 25 meses, com possibilidade de extensão. Este é o prazo estipulado para a construção da ponte entre Guaratuba e Caiobá.

Atualmente são realizados trabalhos de sondagens subaquáticas, elaboração dos relatórios de engenharia dos projetos e dos relatórios ambientais para obter a próxima licença ambiental, a Licença de Instalação.

De acordo com governo do estado o volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1 milhão 359 mil 990 veículos, incluindo pagantes e usuários isentos. O edital prevê serviços e aquisição de materiais para manutenção dos ferry boats, pontes e flutuantes de propriedade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). 

Para evitar a formação de filas, fica estabelecido que não poderão ser utilizadas embarcações com capacidade de lotação menor de 60 veículos, com objetivo de garantir a operação da travessia.

Foto: Rodrigo Felix Leal

Além disso, devem ser disponibilizados até três conjuntos de balsa e rebocador, ou ferry boats, além dos três que já estão disponíveis, com capacidade total de transporte simultâneo de 180 veículos de passeio, estrutura flutuante para manutenção e rebocador para apoio operacional.

Também consta no edital a obrigação de um painel de mensagens em LED, guindaste móvel sobre pneus, fornecimento de combustível, contratação de toda a mão de obra necessária para a operação, serviços de mergulho e aquisição de demais materiais para serviços correlatos à travessia, entre outros.

O edital estabelece ainda como critérios uma capacidade mínima somada de 360 veículos de passeio simultaneamente, em até seis embarcações, ficando à disposição da empresa os ferry boats do DER/PR. 

Reportagem: Francine Lopes

Avatar

Frederico Machado

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Os contratos têm duração de 24 anos, para três lotes de concessão, com 112 municípios

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Outro trabalhador ficou gravemente ferido durante soterramento registrado nesta quinta-feira (16), em Maringá (PR)

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Caso foi registrado nesta quinta-feira (16), no oeste do Paraná. Suspeito confessou o crime