Política

Deltan Dallagnol recorre ao STF contra cassação de mandato

No mês passado, por unanimidade, o TSE indeferiu o registro de candidatura do ex-procurador

 Deltan Dallagnol recorre ao STF contra cassação de mandato

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O ex-deputado Deltan Dallagnol, do Podemos, recorreu ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão que cassou o mandato dele. No mês passado, por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral indeferiu o registro de candidatura do ex-procurador por entender que ele burlou a Lei da Ficha Limpa. Segundo a defesa apresentada ao STF, nenhuma das 15 representações contra Deltan no Conselho Nacional do Ministério Público havia se tornado um processo disciplinar.

Por isso, os advogados classificam a decisão do TSE como absurda. Deltan foi o deputado mais votado do Paraná, com mais de 344 mil votos.

Na peça apresentada à Suprema Corte, a defesa afirma que Dallagnol, enquanto procurador-chefe da força-tarefa Lava Jato no MPF de Curitiba, “colecionou uma série de inimizades ao longo de sua carreira”. Os advogados não explicam, no entanto, como essa informação se relaciona com o indeferimento do registro da candidatura.

Segundo Dallagnol, o objetivo neste momento é pedir a suspensão da decisão do TSE para ‘proteger’ os eleitores que votaram nele.

Veja mais:

O ex-procurador, inclusive, terá de se explicar à Polícia Federal por críticas feitas aos ministros do TSE, em especial Benedito Gonçalves, a quem acusa de ter articulado a cassação em troca de uma possível vaga no Supremo.

A teoria da conspiração não se confirmou. O presidente Lula indicou para o cargo o advogado Cristiano Zanin Martins. Segundo Dallagnol, o objetivo neste momento é pedir a suspensão da decisão do TSE para ‘proteger’ os eleitores que votaram nele.

Em relação ao recurso apresentado no STF para anular a decisão que cassou o mandato, as chances de reversão são limitadas. No Tribunal Superior Eleitoral, os sete ministros da Corte foram unânimes em considerar que Deltan pediu exoneração do Ministério Público Federal para evitar a abertura de processos que poderiam, eventualmente, torná-lo inelegível por oito anos.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Goura critica atual gestão da prefeitura e defende alianças “convergentes”

Goura critica atual gestão da prefeitura e defende alianças “convergentes”

O deputado estadual, pré-candidato à prefeitura de Curitiba, também defende maior atenção à população de

Hospitais podem ter que garantir segurança alimentar para celíacos

Hospitais podem ter que garantir segurança alimentar para celíacos

Legislação foi aprovada na Câmara de Vereadores de Curitiba

LDO traz orçamento recorde de R$ 14 bilhões para 2025

LDO traz orçamento recorde de R$ 14 bilhões para 2025

Vereadores devem discutir e votar a LDO até o final de junho, antes do recesso