NacionalGeral

Mais de 500 acidentes com eletricidade são registrados neste ano

Duzentas e quarenta e duas pessoas morreram no período

 Mais de 500 acidentes com eletricidade são registrados neste ano

Foto: Arquivo/Reprodução TV Band Curitiba

Em apenas três meses, 544 acidentes com eletricidades foram registrados em todo o país, segundo um levantamento feito pela Abracopel, Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade.

Duzentas e quarenta e duas pessoas morreram no período.

As ocorrências envolvem choque elétrico, incêndios por sobrecarga e descargas atmosféricas (raio).  Deste total, 295 acidentes ocorreram por choque elétrico com 216 mortes, os incêndios por sobrecarga somaram 203 ocorrências com 14 mortes, já as descargas atmosféricas (raios) são divididas entre raios com vítima e raios com danos patrimoniais: foram 30 raios com vítimas, sendo 11 fatais e 15 que causaram severos danos patrimoniais.

Região Sul com mais casos

De acordo com a Abracopel, as regiões brasileiras sempre mostraram dados parecidos ao longo dos anos.

A Bahia deixou o 1º lugar no ranking de estado com mais acidentes e mortes, sendo ultrapassada nos dois últimos anos por São Paulo.

A Região Sul do país vem crescendo em números, tanto nos acidentes por choque elétrico, como também nos incêndios. Porém, em termos de mortes por choque elétrico, o Nordeste ainda é destaque.

O Paraná registrou 29 casos de incêndio por sobrecarga de energia e 20 ocorrências por choques.

Apesar dos números preocupantes, o Rio Grande do Sul foi o destaque negativo deste primeiro trimestre do ano, na região Sul, com 35 casos de choques e 27 de incêndios.

Informações: Lorena Pelanda

Avatar

lorena.pelanda