NacionalGeral

Lula assume presidência do Mercosul durante encontro na Argentina

62ª Cúpula do Mercosul deve tratar das relações comerciais com a União Europeia

 Lula assume presidência do Mercosul durante encontro na Argentina

Foto: Ricardo Stuckert/PR

As relações do Mercosul com a União Europeia devem dominar os debates da cúpula de Chefes de Estados, realizada nesta terça-feira (4), em Puerto Iguazú.

O presidente Lula (PT) embarca para a Argentina hoje (segunda, 3), às 17h, pelo horário de Brasília, com previsão de chegada às 19h.

Durante o encontro, também está prevista a transmissão da presidência rotativa do grupo. Lula assume o posto ocupado pelo presidente argentino, Alberto Fernández, e volta a liderar o bloco após 13 anos.

O presidente brasileiro tem defendido maior integração entre os países sul-americanos e pretende atrair novos membros para o Mercosul, atualmente formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. No entanto, um eventual retorno da Venezuela para o grupo não deve ser debatido neste encontro.

Veja mais:

Um assunto que pede passagem e deve ser tratado como prioridade é acordo bilateral entre Uruguai e China, assinado em janeiro, que surpreendeu os outros países do Mercosul e expôs divergências entre os membros do bloco.

A edição de número 62 da Cúpula dos Chefes de Estados do Mercosul é realizada em Puerto Iguazú, na Argentina. Nesta segunda-feira (3), está prevista a reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC), instância integrada por ministros de cada governo.

Amanhã (terça, 4), será a vez do encontro dos chefes de estado, com a presença de sete presidentes sul-americanos convidados.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Primavera e alergias: saiba como prevenir

Primavera e alergias: saiba como prevenir

Nova estação começa neste domingo (22)

Primavera começa com elevação de temperaturas

Primavera começa com elevação de temperaturas

Domingo permanece com nebulosidade na capital