PolíticaGeral

Reajustes e restauração de servidores são aprovados em primeira votação

Servidores acompanharam a votação e protestaram em alguns momentos durante sessão desta segunda (03)

 Reajustes e restauração de servidores são aprovados em primeira votação

Foto: Valdir Amaral / Alep

Estão aprovados em primeira discussão os projetos de lei para reposição salarial e restauração de carreira dos servidores estaduais do Paraná. A primeira votação aconteceu hoje (segunda-feira, 03) na Assembleia Legislativa. 

Os oito textos que são propostos pelo Poder Executivo tramitam em regime de urgência. Cinco deles receberam emendas, ou seja, neste caso serão reavaliados amanhã (terça-feira, 04) pela Comissão de Constituição e Justiça e votados novamente. Ao todo são, só da oposição, são 30 sugestões.

Veja mais:

O presidente da Alep, o deputado Ademar Traiano (PSD), conta que reuniu lideranças para um acordo informal, com o objetivo de agilizar as votações.

Um dos pontos de maior divergência, entre governo do estado e oposição, estão as mudanças na Polícia Civil, que elimina os cargos de escrivães e investigadores para a criação de um novo cargo, o de Agente de Polícia Judiciária.

Foto: reprodução

O líder da oposição na Alep, deputado Requião Filho (PT), critica o projeto e afirma que não será possível reverter.

Outra proposta em discussão é a que prevê uma recomposição salarial de 5,79% para os servidores, em 2023. Segundo o texto apresentado pelo Palácio Iguaçu, o reajuste seria aplicado a todos os 283 mil servidores da ativa, estatutários e comissionados, aposentados e pensionistas. O pagamento deverá ser realizado em parcela única no dia 1º de agosto deste ano.

Foto: reprodução

O deputado Hussein Bakri (PSD), líder do governo, explica que as emendas vão passar por um pente fino após uma primeira avaliação que já foi feita.

A sessão de hoje (segunda-feira, 03) foi marcada pela presença de servidores que acompanharam a votação nas galerias. A reunião da CCJ está marcada para amanhã (terça-feira, 04) às 8h30 e em seguida, às 9h30 acontece a segunda votação dos projetos, já com texto substitutivo. 

Reportagem: Francine Lopes

Avatar

Frederico Machado

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

A média é de 100 denúncias por dia no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral